• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 1 de junho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Alcolumbre troca ‘Gilmarpalooza’ por agenda com Lula no Amapá

Por Junior Melo
01/jun/2026
Em Política
Alcolumbre troca ‘Gilmarpalooza’ por agenda com Lula no Amapá

Davi Alcolumbre - Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não participará do XIV Fórum de Lisboa, conhecido nos bastidores políticos como “Gilmarpalooza”, e optou por cumprir agenda oficial em Macapá, ao lado de representantes do governo federal.

Como Alcolumbre escolheu o evento federal em seu reduto eleitoral?

Enquanto lideranças políticas brasileiras desembarcam em Portugal para o Fórum de Lisboa, Alcolumbre permanecerá no Amapá para participar da entrega da Infovia 03, projeto voltado à ampliação da conectividade na Amazônia Legal.

A cerimônia contará com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e reforça a importância estratégica do estado para a atuação política do presidente do Senado. As informações são da CNN.

Leia Também

Google endurece regras e veta impulsionamento eleitoral pago de candidatos e partidos no Brasil

Direita lidera no primeiro turno e ganha força na corrida presidencial da Colômbia

EUA lançam novo ataque contra bases de drones e radares do Irã e elevam tensão no Oriente Médio

O que é a Infovia 03 e como ela beneficia o Amapá?

A iniciativa do governo federal busca expandir o acesso à internet por meio de uma rede de cabos de fibra óptica submersos nos rios amazônicos, conectando regiões que ainda enfrentam limitações tecnológicas. Entre os principais benefícios esperados com a implantação do projeto estão:

  • Ampliação da velocidade da internet;
  • Maior acesso a serviços públicos digitais;
  • Fortalecimento da educação e da saúde;
  • Melhoria da segurança pública;
  • Incentivo à inclusão digital e à pesquisa.

Governador aliado também deve participar da solenidade?

O governador do Amapá, Clécio Luís (União Brasil), é esperado no evento ao lado de Alcolumbre. Aliado político do senador, ele é apontado como pré-candidato à reeleição no estado.

A presença conjunta das lideranças reforça a relevância política da agenda federal no Amapá, especialmente em um período de movimentações pré-eleitorais e articulações regionais.

Como está a relação entre Alcolumbre e Lula?

Apesar da participação em uma agenda ligada ao governo federal, o relacionamento entre Davi Alcolumbre e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue marcado por desgastes recentes.

Nos bastidores, integrantes do governo tentam promover uma reunião entre os dois líderes. No entanto, o encontro ainda não ocorreu, e ambos permanecem sem conversar diretamente há mais de um mês.

Como a PEC da escala 6×1 aumenta pressão sobre o Senado?

Outro tema que influencia a relação entre Executivo e Legislativo é a tramitação da proposta que trata do fim da escala de trabalho 6×1, assunto que ganhou força após avanços na Câmara dos Deputados.

Segundo avaliações feitas no Senado, Alcolumbre pretende seguir os trâmites regimentais da matéria. Integrantes de seu entorno afirmam que ele não deverá acelerar nem retardar a análise da proposta.

Fórum de Lisboa reúne autoridades dos três poderes

O XIV Fórum de Lisboa acontece entre os dias 1º e 3 de junho e se consolidou como um dos principais encontros políticos envolvendo representantes do Judiciário, Legislativo e Executivo brasileiros.

Entre os participantes confirmados está o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que participará da abertura ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, além de outras autoridades nacionais.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Personal trainer cai de prédio e morre ao tentar escapar de situação envolvendo mulher casada

PRÓXIMO

Obras de restauração da Rodovia SE-488 avançam para etapa decisiva com 95% de execução e investimento de R$ 10,8 milhões, melhorando as condições de tráfego e aumentando a segurança para motoristas

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se