• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 21 de abril de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Soraya Thronicke diz que não precisa provar nada após acusação de crime grave contra Alfredo Gaspar

Por Junior Melo
30/mar/2026
Em Política
Soraya Thronicke diz que não precisa provar nada após acusação de crime grave contra Alfredo Gaspar

Soraya Thronicke - Foto: © Roque de Sá/Agência Senado

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) afirmou que poderá pedir desculpas públicas ao deputado Alfredo Gaspar (PL-AL) caso um exame de DNA não confirme as acusações feitas contra ele no contexto da CPI do INSS. O caso gerou forte repercussão política e já foi encaminhado à Polícia Federal.

O que disse Soraya Thronicke sobre o possível pedido de desculpas?

Soraya afirmou em publicação nas redes sociais, no sábado (28/3), que não houve intenção de calúnia contra o deputado Alfredo Gaspar. Segundo ela, a iniciativa de levar o caso à Polícia Federal buscou evitar possível prevaricação. Veja a publicação:

Para esclarecer os leigos, mas também os não leigos mal intencionados que estão tumultuando o caso do DNA do Deputado:

Nós não temos o dever de provar absolutamente nada!

A investigação de paternidade no Brasil tem início sem provas, é óbvio! Caso contrário, não haveria…

— SorayaThronicke (@SorayaThronicke) March 29, 2026

A senadora declarou que existem “indícios suficientes” para a abertura de uma notícia-crime e defendeu que a apuração avance com rapidez. Ela reforçou que o esclarecimento do caso depende de verificação objetiva. Soraya também afirmou que, caso o exame de DNA não confirme as alegações levantadas, fará um pedido de desculpas público ao parlamentar pelo constrangimento causado.

Leia Também

Cessar-fogo vai chegar ao fim em data revelada por Trump e presidente diz que prorrogação está praticamente descartada

Levantamento Quaest mostra cenário decisivo na disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro reage a processo e critica Alexandre de Moraes e Tabata

Quais são as acusações feitas contra Alfredo Gaspar na CPI?

As acusações surgiram durante sessão da CPI do INSS, na sexta-feira (27/3), quando o deputado atuava como relator. Soraya Thronicke e Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmaram que Gaspar teria cometido estupro de vulnerável e tentativa de suborno.

Segundo os parlamentares, o caso envolveria uma adolescente de 13 anos que teria engravidado e hoje teria 21 anos. Eles também afirmam que a criança teria sido registrada pela avó para ocultar a maternidade precoce. Para sustentar a denúncia, os parlamentares dizem ter reunido informações e mensagens que indicariam tentativa de silenciamento da vítima.

O que diz a defesa de Alfredo Gaspar sobre as acusações?

Alfredo Gaspar nega todas as acusações e afirma que houve um equívoco na interpretação dos fatos. Segundo ele, o caso citado pelos parlamentares não diz respeito à sua pessoa, mas sim ao seu primo. A defesa sustenta que o primo teria mantido relacionamento com uma mulher de 21 anos em Alagoas quando ainda era menor de idade. Dessa relação teria nascido uma criança posteriormente identificada em investigação familiar.

O deputado apresentou ainda um exame de DNA realizado em 2014 que confirmaria a paternidade do primo citado. Ele afirma que o material reforça sua versão e pretende acionar judicialmente os parlamentares envolvidos.

Como o conflito na CPI do INSS evoluiu para denúncia?

A tensão começou durante a leitura do relatório final da CPI do INSS, quando houve troca de acusações entre parlamentares no plenário. O ambiente rapidamente se transformou em confronto verbal.

O deputado Lindbergh Farias e Soraya Thronicke reagiram a falas do relator, o que resultou em ofensas diretas e interrupção da sessão. O episódio levou à suspensão temporária dos trabalhos. Logo após o tumulto, ambos os parlamentares protocolaram pedido de investigação na Polícia Federal, solicitando apuração formal dos fatos e proteção à suposta vítima.

O que a Polícia Federal deve apurar no caso?

O pedido encaminhado à Polícia Federal solicita a investigação de possíveis crimes, incluindo estupro de vulnerável, fraude processual e tentativa de ocultação de informações.

Entre os principais pontos estão a verificação de supostos pagamentos, análise de mensagens apresentadas e identificação de possíveis intermediários. As medidas solicitadas incluem ainda preservação de provas e oitiva de envolvidos sob sigilo, enquanto o caso segue em fase inicial de apuração.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Nova lei começa a aplicar multa de R$ 485 a motoristas que não portarem farol giratório no veículo

PRÓXIMO

Adeus paredes brancas: nova tendência promete deixar a casa mais bonita e aconchegante

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se