É mito que pé plano só causa dor nos pés? Veja o que diz o Fisioterapeuta Dr. Henrique Baumgarth
O fisioterapeuta Dr. Henrique Baumgarth, tutor com mais de 46 anos de experiência e reconhecido nas redes sociais por ensinar fisioterapia de forma clara e objetiva (Instagram profissional: @henriquebaumgarth) ressalta que “quando o arco plantar desaba… toda uma lógica mecânica” se desencadeia, afetando joelhos, quadril, coluna e até a cervical.

O que acontece quando o arco plantar desaba?
De acordo com Dr. Henrique, ao cair o arco do pé (pé plano), o osso do calcanhar acompanha esse movimento, o que faz o platô tibial — e consequentemente o joelho — se voltarem para dentro. O quadril se ajusta para compensar esse desvio, causando alterações na lombar, torácica e cervical, até afetar a posição da cabeça e horizontalizar o olhar. Ele afirma que muitas dores no joelho ou na coluna podem originar-se dessa cadeia mecânica iniciada nos pés, que se estende até o occipital. Essa explicação segue fielmente ao que foi apresentado por ele.
Por que pé plano pode gerar escoliose?
Segundo o profissional, quando o quadril se desnivela devido ao pé plano, pode surgir uma “escoliose funcional”, um desalinhamento resultante da compensação postural. Embora não seja uma escoliose estrutural, esse desvio pode causar desconfortos cervicais e até dores de cabeça, como enxaqueca. Estudos em biomecânica da marcha confirmam que alterações no arco plantar impactam segmentos superiores, exigindo compensações adaptativas.
Pé plano: qual a relação com disfunções em coluna e joelho?
O médico ressalta que, corrigindo o arco plantar, você corrige o joelho, quadril e coluna até a base do crânio. A partir daí, vários problemas podem ser prevenidos. Devido à queda no arco, as vibrações do solo deixam de ser absorvidas adequadamente, sobrecarregando articulações superiores. A wiki explica: “qualquer deformação irá prejudicar essa função primária, fazendo descarregar tais vibrações nas estruturas superiores: joelhos, anca (quadril) e coluna vertebral”.
Qual exercício ou técnica o Dr. Henrique recomenda para o arco plantar?
No vídeo compartilhado, o fisioterapeuta ensina um protocolo simples de reeducação do arco através de exercícios que “reconstrõem o arco plantar e equilibram marcha, postura e estabilidade” . Um teste militar é usado para identificação precisa do pé plano. Ele defende que um programa bem orientado e exercícios específicos têm “índice de acerto fantástico” no retorno do arco funcional.
Existe curiosidade sobre o Dr. Henrique Baumgarth e sua abordagem?
Sim. Além de seu vasto currículo e 30.000 alunos formados, ele faz parte da Família Crefito‑2, tradição em fisioterapia brasileira, especialmente em técnicas como Crochetagem e Liberação Miofascial . Suas aulas são conhecidas por unir teoria e prática, facilitando o aprendizado mesmo em temas complexos.
Como prevenir e tratar o pé plano com base em fontes oficiais?
Organizações como a American Orthopaedic Foot & Ankle Society recomendam palmilhas corretoras e exercícios de fortalecimento dos músculos do tornozelo e arco plantar como tratamentos conservadores. A OMS aponta que intervenções precoces evitam sobrecarga postural. O Dr. Henrique ressalta a importância de orientação profissional e uso de palmilhas personalizadas quando necessário.
O que você pode fazer hoje para melhorar?
Comece por identificar seu tipo de pé com testes simples, como cotar o arco ao pisar sobre papel molhado. Se identificar pé plano, procure um fisioterapeuta especializado em biomecânica — como Dr. Henrique — para avaliação. Exercícios domiciliares para reconstruir o arco e o uso de palmilhas podem alinhar a cadeia articular e prevenir dores articulares e posturais.
Suas dores vêm dos pés?
Esse olhar “de baixo para cima” explica sintomas frequentes como dor no joelho, lombar ou até dores de cabeça. Antes de tratar localmente, investigue os pés: muitas vezes o problema começa por aí. Corrigir o arco pode influenciar diretamente a saúde do corpo todo.
Fontes oficiais
- Wikipedia (pé chato): definição, impacto biomecânico, tratamento por palmilhas e cirurgia tiktok.com+2pt.wikipedia.org+2instagram.com+2
- Instagram de Dr. Henrique Baumgarth (@henriquebaumgarth): mais de 30 mil alunos, técnicas fisioterapêuticas e exemplos práticos instagram.com+15instagram.com+15tiktok.com+15