No último sábado (1/2), um barco com 19 pessoas a bordo naufragou em Armação dos Búzios, no estado do Rio de Janeiro, causando grande comoção. Dentre os ocupantes, 18 eram passageiros e apenas uma pessoa compunha a tripulação. Felizmente, todos foram resgatados com vida pela Capitania dos Portos, responsável pela operação de resgate.
Imagens capturadas no momento mostraram os ocupantes utilizando coletes salva-vidas enquanto aguardavam o salvamento. Destes, uma idosa de 67 anos precisou de atendimento médico e foi levada para o Hospital Municipal Rodolpho Perisse.
⛴🛟 RJ: barco com 19 pessoas a bordo naufraga em Búzios
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 3, 2025
Um barco com 19 pessoas a bordo naufragou na tarde de sábado (1º) no litoral de Armação de Búzios, no estado do Rio de Janeiro. O caso aconteceu próximo à Praia Rasa e momento circula nesta segunda-feira (3), nas redes… pic.twitter.com/4g75awSG3F
Como aconteceu a tragédia com o barco?
De acordo com a Marinha, a documentação da embarcação estava em ordem e o operador possuía a devida habilitação, reafirmando a legalidade para a operação do barco. No entanto, para esclarecer as razões do acidente, um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação foi aberto, analisando os fatores que podem haver contribuído para o naufrágio.
A operação de resgate organizada pela Capitania dos Portos assegurou que todos os ocupantes fossem retirados da água. Utilizando embarcações de apoio e contando com a rápida resposta dos socorristas, a ação foi executada com segurança. A presença dos coletes salva-vidas certamente auxiliou no sucesso do resgate.
Quais são as medidas tomadas após o incidente?
Além da investigação em curso, a Marinha costuma realizar vistorias e manutenções preventivas em embarcações de passeio. O objetivo é prevenir incidentes futuros, garantindo que o transporte aquático seja seguro para todos os seus usuários. É fundamental que operadores de embarcações adotem práticas de segurança rigorosas e sigam as devidas normas.
Eventos como este reforçam a importância de protocolos rigorosos de segurança em navegação. A conservação da integridade e da vida das pessoas a bordo depende de diversas condições: desde a habilitação e preparo do motorista até o perfeito estado da embarcação. Além disso, a preparação para situações de emergência é crucial, destacando a importância do correto uso dos equipamentos de segurança, como coletes salva-vidas.
No contexto dos passeios aquáticos, um bom planejamento aliado ao cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades competentes pode reduzir significativamente riscos, assegurando que o lazer nas águas permaneça seguro e agradável para todos.