Na manhã de sexta-feira (7/2), um acidente envolvendo um avião bimotor turboélice e um ônibus ocorreu na Avenida Marquês de São Vicente, situada na zona Oeste de São Paulo. O impacto resultou em uma explosão, afetando também uma motocicleta que estava nas proximidades. A interdição da via foi necessária devido ao incêndio, interrompendo o tráfego e forçando o desvio de aproximadamente dez linhas de ônibus.
A aeronave havia decolado do Aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Contudo, sofreu uma queda logo após decolar, por volta das 7h17 da manhã, segundo informações do portal Flightradar24. Durante o voo, a aeronave executou uma manobra à esquerda antes de perder altitude e atingir a avenida, causando o trágico incidente.
Como foram os impactos do acidente?
Veja o instante da queda do avião que explodiu em avenida de SP. https://t.co/xH8KGFnMM6 pic.twitter.com/pKyhufE05x
— Diário do Poder (@diariodopoder) February 7, 2025
No momento do acidente, o ônibus atingido, da Viação Santa Brígida, estava em operação na linha 8500/10, que liga o Terminal Pirituba ao Terminal Barra Funda. Havia trinta passageiros a bordo. Felizmente, apenas duas pessoas ficaram levemente feridas e foram assistidas prontamente. O motorista do coletivo também precisou de atendimento após sofrer um mal súbito.
A via onde ocorreu a queda precisou ser interditada, resultando em um impacto significativo no trânsito local. A empresa de ônibus expressou sua solidariedade com as vítimas e se colocou à disposição das autoridades para auxiliar nas investigações que serão conduzidas pelo Cenipa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da FAB.
Conforme dados do site Flightradar24, a decolagem da aeronave ocorreu às 7h17 (horário de Brasília). O rastreamento indica que, pouco depois, o avião realizou uma curva acentuada à esquerda nas proximidades da Avenida Ordem e Progresso, na zona norte da cidade.
Em seguida, a aeronave cruzou a Marginal Tietê, entre as pontes Júlio de Mesquita Neto e do Limão, antes de cair na Avenida Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda.
Quem eram as vítimas?
![Queda de avião em São Paulo: veja os impactos do trágico acidente](https://terrabrasilnoticias.com/wp-content/uploads/2025/02/01-142-1024x693.jpg)
O acidente resultou na morte de duas pessoas a bordo do avião. Foram identificados como Márcio Louzada Carpena, advogado de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros. Ambos foram vítimas fatais, morrendo carbonizados após a explosão da aeronave. O local da queda, cerca de um quilômetro do Allianz Parque e do Bourbon Shopping, aumentou a gravidade da situação devido à proximidade com áreas movimentadas da cidade.
O Cenipa é o órgão responsável por investigar acidentes aeronáuticos no Brasil. Sua função é identificar as causas e prevenir futuras ocorrências através de recomendações. No caso de São Paulo, eles irão examinar todos os aspectos da aeronave, do voo e das condições atmosféricas. Testemunhas do acidente, dados de voo e a análise técnica dos destroços serão componentes chave no processo investigativo.
Quais os próximos passos?
A investigação buscará compreender, de maneira detalhada, a razão da curva acentuada antes da queda e se algum problema técnico ou erro humano pode ter contribuído. Além disso, as medidas de segurança e protocolos que estavam em vigor serão também analisados. Em meio à situação trágica, ressalta-se a importância de revisões contínuas nas práticas de segurança aéreas.
Este tipo de investigação é essencial para garantir a segurança futura de voos, a travessia sem problemas de áreas urbanas densamente povoadas, e a resposta pronta e eficiente a incidentes que possam surgir inesperadamente.