O calendário de feriados e pontos facultativos de 2025 para o Distrito Federal foi divulgado nessa quinta-feira (2/1), trazendo um total de 11 feriados nacionais e locais. Além desses, há oito dias definidos como pontos facultativos. Esses dias afetarão o funcionamento dos órgãos da administração pública do Distrito Federal, com a ressalva de que serviços essenciais como saúde, limpeza urbana e segurança devem ser mantidos operacionais.
Este calendário, elaborado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), também impacta a área da educação. As escolas públicas do DF deverão seguir o calendário escolar específico aprovado para o ano corrente. Desta forma, alunos e professores terão um planejamento definido para o ano letivo.
Como ficaram os feriados e pontos facultativos do ano?
O ano de 2025 inicia com a Confraternização Universal em 1º de janeiro, um feriado nacional. Algumas datas destacam-se não apenas por sua relevância histórica e cultural, mas também por oferecerem chances de programação para viagens e lazer prolongado. Aqui está a lista completa dos feriados e pontos facultativos no DF em 2025:
- 1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional);
- 3 de março: Carnaval (ponto facultativo);
- 4 de março: Carnaval (ponto facultativo);
- 5 de março: Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até às 14h);
- 18 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional);
- 21 de abril: Aniversário de Brasília (feriado local) e Tiradentes (feriado nacional);
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
- 19 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);
- 20 de junho: (ponto facultativo);
- 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
- 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
- 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
- 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
- 30 de novembro: Dia do Evangélico (feriado local);
- 24 de dezembro: Véspera do Natal (ponto facultativo após as 14h);
- 25 de dezembro: Natal (feriado nacional);
- 31 de dezembro: Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14h)
Qual o impacto nos diferentes setores?
A divulgação de feriados é sempre um momento de reajustes para diversos setores, como comércio, turismo e serviços públicos. No comércio, muitas lojas aproveitam para realizar promoções, especialmente em datas próximas a feriados prolongados. No turismo, esses dias representam oportunidades para o setor hoteleiro e de serviços aumentarem sua demanda, especialmente em cidades com grande apelo turístico.
Para os trabalhadores da administração pública, a programação dos pontos facultativos pode significar dias a mais de folga, o que permite planejar melhor as rotinas pessoais e familiares. No entanto, é importante lembrar que alguns serviços essenciais devem continuar operando mesmo durante esses dias, garantindo a assistência necessária à população.
Quais as considerações sobre o calendário de 2025?
Com o calendário de 2025 estabelecido, os habitantes do Distrito Federal são capazes de planejar com antecedência suas atividades ao longo do ano. Seja para lazer ou compromissos pessoais, saber os dias de folga com antecedência ajuda na organização de agendas pessoais e coletivas. O calendário tem o poder de influenciar aspectos culturais ao destacar datas importantes para a sociedade de Brasília e do Brasil, reforçando tradições e promovendo eventos regionais.