• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 31 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Decreto do Governo Lula traz novas regras que limitam o uso da força pela polícia

Por Felipe Dantas
24/dez/2024
Em Geral, Segurança
Novo ranking revela as cidades mais seguras do Brasil; veja lista

Polícia Militar - Créditos: depositphotos.com / joasouza

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Nesta quarta-feira (24/12), o governo brasileiro publicou um decreto e estabeleceu novas diretrizes sobre o uso da força por parte das forças de segurança, a fim de ‘padronizar ações’ e medidas em operações policiais. Estas diretrizes visam assegurar o uso responsável e devidamente justificado de métodos coercitivos, priorizando a preservação da vida e a aplicação de técnicas menos letais sempre que possível.

A determinação estabelece critérios específicos, como a vedação do uso de armas de fogo, salvo em situações onde soluções de menor intensidade sejam ineficazes. A intenção é minimizar o risco de ferimentos ou mortes injustificadas durante ações policiais.

Como são as principais diretrizes do novo decreto?

Lula / Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

Entre os elementos essenciais do novo decreto está a proibição de disparar contra pessoas desarmadas em fuga que não representem uma ameaça imediata de morte ou lesão. Este ponto é crucial para evitar a escalada de violência desnecessária em operações pontuais.

Leia Também

Guardar moedas de 25 centavos pode render uma boa surpresa

Pagamento por aproximação vira o método mais usado no Brasil

Abono salarial vai movimentar bilhões e pode cair na sua conta!

Além disso, está proibido atirar em veículos que ultrapassam bloqueios policiais, a menos que haja um risco claro de morte ou ferimento. Todas essas ações deverão ser acompanhadas de relatórios detalhados que esclareçam as circunstâncias do uso da força.

Como será feita a fiscalização do uso da força?

O decreto propõe a criação de um Comitê Nacional de Monitoramento do Uso da Força, cujo papel será supervisionar e garantir a conformidade das ações policiais com as novas regulamentações. Este comitê terá a autoridade para avaliar casos em que o uso da força resultou em ferimentos ou mortes, promovendo uma revisão cuidadosa e transparente das medidas tomadas.

Os policiais também serão obrigados a participar de treinamentos anuais, focando no manejo eficiente de armas de fogo e em instrumentos de menor potencial ofensivo. O objetivo é assegurar que os agentes tenham o conhecimento necessário para tomar decisões adequadas em situações de risco.

Quais são os próximos passos para a implementação das diretrizes?

No decorrer dos próximos 90 dias, o Ministério da Justiça editará uma portaria que detalhará os procedimentos a serem seguidos, garantindo clareza nas ações a serem adotadas pelos órgãos de segurança. Embora a adesão por parte dos estados não seja obrigatória, o governo federal promoverá incentivos através do condicionamento de repasses de fundos de segurança pública ao cumprimento das normas estabelecidas.

Com a implementação dessas regras, busca-se um alinhamento das operações policiais com padrões que respeitam os direitos humanos e mantêm a ordem pública de maneira responsável. Entretanto, a medida pode esbarrar na subjetividade de cada caso específico, dificultando ainda mais a prática dos agentes de segurança.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

São Paulo surpreende e anuncia contratação de jogador ex-Seleção: “Super-reforço”

PRÓXIMO

Brincadeiras: a chave para uma criança saudável e feliz

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se