• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Justiça

Record é obrigada a recontratar jornalista que foi demitido; entenda

Por Terra Brasil
08/out/2024
Em Justiça, TV
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

foto: reprodução Instagram

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região proferiu uma decisão significativa contra a emissora Record, exigindo a recontratação do jornalista Arnaldo Duran, além de uma indenização de R$ 400 mil por demissão discriminatória. O caso começou no final de 2023, quando Duran foi desligado da empresa, uma decisão que ele considerou ilegal devido à sua condição médica.

Diagnosticado com a ataxia espinocerebelar tipo 3, também conhecida como síndrome de Machado-Joseph, em 2016, Duran levou a emissora a julgamento, acusando-a de capacitismo. A condição, que afeta a coordenação motora e a postura, é frequentemente equivocada com outras condições mais conhecidas, como o mal de Parkinson.

Leia Também

OAB-SP suspende exercício profissional de Deolane Bezerra por 90 dias

Celulares são encontrados em ala de familiares de Vorcaro em presídio de Minas Gerais

Gilmar Mendes concede 11 entrevistas em dois meses e reacende debate sobre limites da magistratura

Jornalista Reintegrado na Record

A decisão de reintegrar o jornalista Arnaldo Duran ao time da Record veio após uma liminar favorável na 89ª Vara do Trabalho de São Paulo. A justiça brasileira prescreve que demissões de funcionários acometidos por doenças como a síndrome de Machado-Joseph são consideradas, a princípio, atos de discriminação.

Segundo a juíza Daniela Mori, faltaram provas convincentes de que a demissão de Duran não estava conectada à sua enfermidade. A Record alegou motivos financeiros para os cortes, mas o tribunal entendeu isso como abuso de direito. A decisão ainda permite que a Record recorra.

Indenização e Conduta Ilícita

O valor da indenização foi calculado levando em consideração a severidade do dano causado, a conduta da emissora, e as circunstâncias econômicas envolvidas. Além da reintegração e indenização, a Justiça também apontou diversos direitos trabalhistas que não foram cumpridos, revelando um cenário de supostas infrações laborais.

Foi determinado que a Record deveria, além de indenizar, regularizar pendências como o pagamento de FGTS, adicional por tempo de serviço, férias e 13º salário. Esses elementos reforçam a determinação de que o jornalista tinha uma relação de trabalho mantida irregularmente sob contrato com PJ, quando deveria ser sob o regime CLT.

Qual o impacto no setor jornalístico?

Este caso realça a importância da proteção dos direitos dos trabalhadores, especialmente em situações que envolvem condições médicas. A decisão pode estabelecer um precedente significativo no Brasil, promovendo ações mais diligentes e justas por parte das empresas de grande porte, especialmente na indústria da mídia.

  • Fortalece a discussão sobre capacitismo no ambiente de trabalho.
  • Pode inspirar outros trabalhadores a buscarem seus direitos quando discriminados.
  • Realça a necessidade de políticas mais humanas e inclusivas nas empresas.

O Futuro de Arnaldo Duran na Record

Com a definição judicial em andamento, Arnaldo Duran aguarda o próximo capítulo desta história complexa. A decisão de reintegração é uma vitória não só para ele, mas para muitos profissionais que enfrentam circunstâncias similares. Enquanto a Record ainda não se pronunciou, o caso continua a repercutir no meio jornalístico.

Neste cenário, as empresas são lembradas da importância de tratar seus colaboradores com dignidade, independência das circunstâncias de saúde, mantendo sempre os princípios éticos e legais no centro de suas práticas de gestão de pessoal.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Vasco em perigo: A-CAP coloca todos os ativos da 777 Partners à venda

PRÓXIMO

Ex de DJ Ivis se posiciona sobre foto em que eles aparecem juntos

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se