No Brasil, estados como Piauí, Maranhão, Acre e Pará têm uma particularidade interessante: motocicletas representam mais da metade de sua frota total de veículos. Esse dado reflete uma tendência importante no transporte individual em diversas regiões do país.
A faixa etária predominante entre os motociclistas é de 30 a 39 anos, com cerca de 11,6 milhões de condutores. Logo atrás, temos os motociclistas com idades entre 40 e 49 anos, somando 10,2 milhões. Esse perfil demográfico também nos mostra que 75% desses condutores são homens.
Por que tantos motociclistas no Brasil?
O aumento significativo do número de motociclistas pode ser atribuído a vários fatores. A motocicleta se mostra uma alternativa de transporte mais econômica e prática em comparação a carros, especialmente em áreas onde o transporte público é deficiente.
Quais são os desafios para obter a habilitação?
Apesar da acessibilidade das motocicletas, o custo para obter a habilitação é um grande obstáculo para muitos brasileiros. Conforme explicou o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão, o valor para conseguir a habilitação pode chegar a até R$ 4 mil. Esse custo elevado é uma das razões pela discrepância entre o número de condutores habilitados e o total de veículos.
Adrualdo de Lima Catão declarou: “A aquisição de uma moto é relativamente acessível, mas o custo para obter a habilitação é um grande obstáculo. Estamos dialogando com as autoescolas para encontrar formas de simplificar o acesso sem comprometer a segurança no trânsito.” Essa declaração ressalta os esforços para tornar mais fácil o processo de habilitação, porém mantendo o foco na segurança.