Créditos: depositphotos.com / rdrgraphe
A enxaqueca é um tipo de cefaleia (dor de cabeça) incapacitante e, apesar dos inúmeros problemas envolvidos, faltam tratamentos preventivos. Agora, cientistas norte-americanos afirmam ter descoberto uma droga capaz de frear a evolução do quadro, antes mesmo de começar. O efeito protetor foi de aproximadamente 65%.
A aposta do grupo de pesquisadores envolve o remédio Ubrelvy (ubrogepant), desenvolvido pela farmacêutica norte-americana AbbVie. Nos testes, a medicação conseguiu impedir a evolução da dor de cabeça, quando era tomada de forma precoce. Para obter o efeito, o paciente precisa tomar a medicação quando identifica os primeiros sinais da enxaqueca. Isso inclui sensibilidade à luz e ao som, dor ou rigidez no pescoço, fadiga ou tontura.
Como Funciona o Ubrelvy na Prevenção da Enxaqueca?
Publicado na revista Neurology, o estudo sobre a droga capaz de frear a enxaqueca antes de começar envolveu 518 voluntários com quadros frequentes de enxaqueca. Todos relataram de duas a oito crises no último mês e sabiam como reconhecer a chegada do “problema”.
Dependendo do momento, o paciente recebia um medicamento placebo ou o ubrogepant para conter um futuro quadro de enxaqueca. Após tomar a pílula (sem saber qual), era necessário avaliar o efeito, dando uma nota de 0 a 5. A menor nota indicava que o remédio foi tão eficaz que não limitou em nada a capacidade do indivíduo em realizar as suas atividades do dia a dia.
Quais São os Resultados dos Testes?
Após 24 horas de tomar a medicação, mais de 65% das pessoas que tomaram o remédio ubrogepant de forma preventiva relataram que a enxaqueca não atrapalhou o dia ou que limitou pouco. No grupo placebo, a porcentagem foi de 48%.
“O tratamento com ubrogepant pode permitir que pessoas com enxaqueca, que apresentam sinais de alerta precoce, tratem rapidamente as crises de enxaqueca em seus estágios iniciais e sigam com suas vidas diárias, com pouco desconforto”, afirma Richard Lipton, pesquisador do Albert Einstein College of Medicine e membro da Academia Americana de Neurologia (ANN), em nota. Lipton é um dos autores do estudo.
Quais São as Próximas Etapas?
O remédio para crises de enxaqueca já é aprovado para uso nos EUA, com aval da Food and Drug Administration (FDA). No entanto, não há indicação para o uso preventivo, mais isso pode mudar no futuro.
Esse avanço no tratamento da enxaqueca com o ubrogepant representa uma esperança para milhões de pessoas que sofrem com essa dor debilitante. A capacidade de identificar os sinais iniciais e agir rapidamente pode transformar a qualidade de vida dos pacientes, permitindo uma rotina mais normal e produtiva.
- Identificação precoce dos sintomas.
- Ingestão rápida do medicamento Ubrelvy.
- Significativo alívio da dor e dos sintomas.
- Possível futuro uso preventivo com novas recomendações.
À medida que mais estudos são realizados e mais dados são coletados, espera-se que a indicação para o uso preventivo do ubrogepant seja eventualmente aprovada, proporcionando uma nova abordagem eficaz para o tratamento da enxaqueca.