Um Airbus A320 da Azul Linhas Aéreas, que partiu do Aeroporto de Congonhas em São Paulo com destino ao Recife, precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, na tarde de sexta-feira, dia 27. Entre os passageiros, estava o economista e ex-participante do Big Brother Brasil, Gil do Vigor, que relatou o incidente em suas redes sociais.
Conforme informado por Gil, os passageiros estavam a caminho do Recife quando receberam a comunicação de que algo havia quebrado na aeronave. Diante disso, a tripulação decidiu retornar e realizar um pouso de precaução em Campinas. “Todo mundo aqui nervoso”, comentou o economista.
Nas redes sociais, Gil do Vigor descreveu a tensão a bordo durante o incidente. Segundo ele, após o pouso, foi necessário aguardar a chegada dos bombeiros e o reboque para que os passageiros pudessem descer do avião. “Cheiro de querosene e eu querendo sair da aeronave para correr”, desabafou. Duas horas depois, os passageiros, incluindo Gil, seguiram viagem para Pernambuco em outra aeronave disponibilizada pela Azul.
Qual Foi a Causa do Pouso de Emergência?
Em uma nota oficial, a Azul Linhas Aéreas informou que “questões técnicas” obrigaram a mudança de rota do voo AD26032, de Congonhas para Recife, para Campinas. A empresa assegurou que o pouso ocorreu em segurança e todos os passageiros foram reacomodados em outro avião da companhia. A Azul também lamentou os transtornos causados, destacando que ações como essa são essenciais para garantir a segurança das operações.
Detalhes do Trajeto
A aeronave decolou às 11h32 do Aeroporto de Congonhas e tinha previsão de chegada ao Aeroporto do Recife. No entanto, durante o voo, próximo de Minas Gerais, a tripulação identificou a necessidade de realizar o pouso de emergência em Viracopos, que ocorreu por volta das 12h40. A concessionária que administra o aeroporto confirmou que o pouso ocorreu normalmente e que não houve impacto nas operações do aeroporto.
O relato de Gil do Vigor trouxe à tona a preocupação dos passageiros em situações de emergência aérea. A Azul reforçou que a segurança é um valor primordial e que a decisão de pousar em Viracopos foi tomada em prol da proteção de todos a bordo. “Ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”, afirmou a companhia.
Após o incidente, a empresa se dedicou a prestar todo o suporte necessário aos passageiros e realocá-los em outro voo, levando-os ao destino final sem maiores contratempos. Gil do Vigor e os demais passageiros chegaram em segurança ao Recife, embora um pouco abalados pela experiência.