O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou recentemente que o Sistema de Cadastro Único (CadÚnico) passará por uma série de atualizações em sua infraestrutura nas próximas semanas. Essas atualizações são necessárias para melhorar a segurança e a eficiência do sistema, embora causem interrupções temporárias no acesso e na atualização de dados em certos períodos.
Nos próximos meses, os usuários do CadÚnico devem estar atentos às datas de indisponibilidade do sistema durante outubro, novembro e dezembro. Durante esses períodos, alguns serviços essenciais não estarão disponíveis. Veja abaixo as especificações.
Quando haverá indisponibilidade no CadÚnico?
Os períodos de manutenção do CadÚnico em outubro incluem:
- 05 a 06 de outubro: Integração de informações do SUAS e SUS
- 12 a 13 de outubro: Extração da base de dados mensal
Manutenção prevista para Novembro no CadÚnico
Em novembro, o sistema ficará indisponível nas seguintes datas:
- 02 a 03 de novembro: Integração de dados do SUAS, SUS e Sistema Presença
- 09 a 10 de novembro: Extração da base de dados mensal
- 28 de novembro a 01 de dezembro: Integração de informações
Atualizações do CadÚnico em Dezembro
Para dezembro, as datas programadas são:
- 07 a 08 de dezembro: Integração de informações do SUAS e SUS
- 14 a 15 de dezembro: Extração da base de dados mensal
Por que o CadÚnico precisa de atualizações?
Essas atualizações são cruciais para fortalecer a infraestrutura tecnológica do Cadastro Único, tornando-o mais seguro e eficiente. O CadÚnico é uma ferramenta essencial para identificar e monitorar famílias de baixa renda que têm direito a benefícios sociais, como o Bolsa Família. Garantir o bom funcionamento do sistema é vital para que ele continue a atender as necessidades dessas famílias.
Impactos no período eleitoral
O MDS lembra que, apesar das interrupções, as atividades de cadastramento e atualização dos dados das famílias devem continuar normalmente, respeitando as restrições impostas pela legislação eleitoral em vigor. Durante o Defeso Eleitoral, que começou em 8 de maio de 2024, algumas vedações serão aplicadas a partir de 6 de julho até o fim do segundo turno das eleições, proibindo o uso do CadÚnico para fins eleitorais e a associação de programas sociais a qualquer candidato ou partido político.
Como proceder durante as manutenções?
Os cidadãos devem planejar a atualização de seus dados no CadÚnico fora dos períodos de manutenção para evitar possíveis transtornos. Recomenda-se que as atualizações sejam feitas com antecedência. Para qualquer dúvida ou necessidade de informação adicional, o suporte técnico pode ser contatado pelos números 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 104 0104 para outras regiões.