Se você se preocupa com hábitos de vida saudável, não questione a presença das frutas no cardápio. Além de serem extremamente benéficas, elas devem ser incluídas na dieta diariamente, especialmente para aqueles que desejam prevenir doenças e que não têm problemas com a ingestão de açúcar natural.
A Sociedade Americana do Coração recomenda que, para manter o bem-estar, devemos ingerir cinco porções de frutas e vegetais diariamente. No entanto, há quem condene esse consumo. Aqueles que praticam o terrorismo nutricional não poupam nem a nobreza alimentar vinda da natureza, deixando diversas dúvidas para quem quer melhorar o relacionamento com a comida.
Benefícios das Frutas na Dieta Diária
Frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Elas auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, melhoram a digestão e reduzem os riscos de doenças cardiovasculares. Um mito comum é que o consumo de frutas à noite seria prejudicial para o controle de peso, o que não é verdade.
Não se pode atribuir o ganho de peso apenas à ingestão de frutas, mesmo que seja no período noturno. O acúmulo de gordura corporal ocorre devido ao balanço calórico diário positivo, ou seja, quando se ingere mais calorias do que se gasta. Apesar de o metabolismo basal ser mais lento à noite, ele continua processando nutrientes e mantendo as funções corporais básicas.
Quais Frutas Devemos Consumir à Noite?
Podemos listar diversos exemplos de frutas que contam com poucas calorias, mas agregam vantagens essenciais ao organismo. A presença das fibras, que promovem saciedade, é um dos seus benefícios, além da quantidade significativa de água em muitas variedades.
- Kiwi: Rico em serotonina e antioxidantes que melhoram a qualidade do sono. Consumir kiwi antes de dormir pode aumentar a duração e eficiência do sono, com poucas calorias.
- Maçã: Com baixo índice glicêmico e muitas fibras, promove saciedade e ajuda no controle do colesterol, sendo uma excelente aliada à perda de peso.
- Melão: Alto teor de água e baixo em calorias, pode ser incluído nos lanches noturnos. Contém vitaminas e minerais que hidratam e controlam a glicemia.
- Morangos: Rico em flavonoides, que são potentes antioxidantes, ajuda na imunidade e na redução dos radicais livres, sendo considerado baixo em calorias.
- Abacate: Fonte de fibras e gorduras benéficas, destacando-se pela vitamina E, que tem ação antioxidante e beneficia a saúde da pele.
Quantas Frutas Devem Ser Consumidas?
As demais frutas também podem ser consumidas, desde que estejam bem equilibradas no plano alimentar. É evidente que, embora saudáveis, o exagero deve ser evitado. Portanto, trata-se de um grupo alimentar saudável, benéfico em qualquer momento do dia.
10 Alimentos que Auxiliam na Perda de Peso:
- Abacate: Rico em gorduras boas, propriedades anti-inflamatórias e promove saciedade.
- Coco: Rico em gorduras boas, promove saciedade e disponibiliza energia rapidamente.
- Frutas Vermelhas: Propriedades rejuvenescedoras, ricas em antioxidantes e ajudam a reduzir a inflamação e a pressão arterial.
- Maçã Verde: Baixo açúcar, rica em pectina, ajuda na redução do colesterol e na digestão.
- Ovos: Efeito termogênico e alta proteína por porção, promovendo saciedade por horas.
- Peito de Frango: Baixa caloria e gordura, rico em proteína.
- Pimenta: Eleva a temperatura corporal e aumenta a frequência cardíaca, auxiliando na queima de calorias.
- Salmão: Fonte de proteína e ácidos graxos anti-inflamatórios, prolongando a saciedade.
- Vegetais Crucíferos: Baixa caloria, alta fibra, melhora o trânsito intestinal e combate a retenção de líquidos.
- Vinagre de Maçã: Prolonga a saciedade e controla níveis de insulina no corpo.
Para conseguir ver os números diminuindo na balança e garantir uma boa saúde, é essencial procurar orientação profissional e manter uma dieta equilibrada com a inclusão de frutas e outros alimentos saudáveis.