O empresário e candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), recentemente teve seus perfis oficiais nas redes sociais suspensos pela Justiça Eleitoral. Apesar disso, suas “contas reservas” já somam mais de 2 milhões de seguidores. A suspensão ocorreu no sábado passado, após uma decisão liminar (temporária) e determinou que plataformas como Instagram, TikTok, YouTube, X e Discord removessem suas contas oficiais.
A ação foi movida pelo PSB, representado pela deputada Tabata Amaral, e ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Marçal afirmou no mesmo dia que recorreria da decisão. A suspensão baseou-se em uma reportagem de junho do GLOBO, que revelou supsotas práticas do empresário para aumentar sua audiência nas redes sociais com promessas de ganhos financeiros aos seus apoiadores. Esse comportamento foi classificado como abuso de poder econômico pelo PSB e pelo Ministério Público Eleitoral.
A Suspensão de Perfis Oficiais de Pablo Marçal: O Que Aconteceu?
A partir de sábado, as principais plataformas sociais como Instagram e TikTok começaram a cumprir a decisão de suspender as contas de Marçal. As demais, incluindo YouTube, X e Discord, seguiram a mesma direção após receberem a notificação oficial. Enquanto isso, Marçal incentiva seus seguidores a migrarem para suas “contas reservas” na tentativa de manter uma presença digital, que é crucial para sua campanha.
Em uma declaração durante uma visita a uma feira livre na Zona Oeste de São Paulo, Marçal sugeriu que a suspensão se deve a um desconhecimento do judiciário eleitoral sobre o funcionamento das redes sociais. Ele demonstrou respeito ao juiz que tomou a decisão, mas afirmou que “a Justiça Eleitoral ainda está aprendendo a mexer com redes sociais”. Reforçou também que acredita que a decisão foi fundamentada em informações de uma reportagem jornalística.
Contas Reservas
Desde que suas contas oficiais foram suspensas, Pablo Marçal e seus apoiadores têm trabalhado para redirecionar seus seguidores para “contas reservas”. A ideia é garantir que, mesmo se a suspensão não for revertida ou expandida, Marçal ainda possua um canal de comunicação eficiente com seus eleitores, especialmente porque ele não terá espaço no horário eleitoral gratuito na rádio e TV.
Medidas de Prevenção Para Continuar Presente nas Redes
- Criação de “contas reservas” em múltiplas plataformas.
- Instruções claras aos seguidores para migrar para esses novos perfis.
- Continuação da campanha eleitoral por meios alternativos.
Como a Suspensão Pode Afetar a Campanha de Pablo Marçal?
A suspensão das contas pode representar uma desvantagem significativa para a campanha de Pablo Marçal, já que ele não terá acesso aos mesmos recursos de comunicação que seus concorrentes. Sem um espaço no horário eleitoral gratuito e com suas contas de redes sociais oficiais suspensas, ele precisará depender fortemente de suas “contas reservas” e do engajamento de seus seguidores para espalhar suas propostas e ideias.
Adicionalmente, Marçal argumenta que o “campeonato de cortes” realizado no Discord, que foi uma das razões para a suspensão, já havia sido encerrado antes da eleição. Essa informação, segundo ele, pode ser usada como argumento em sua defesa no recurso que pretende apresentar ao TRE-SP.