• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Papiro de biblioteca alemã causa polêmica ao revelar supostas informações sobre infância e mostrar um Jesus diferente; entenda

Por Terra Brasil Notícias
03/jul/2024
Em Geral, Religião
Foto: Domínio público

Foto: Domínio público

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Recentemente, dois papirologistas, Lajos Berkes e Gabriel Nocchi Macedo, fizeram uma descoberta notável: um manuscrito de 1.600 anos contendo narrativas sobre a infância de Jesus Cristo. No entanto, as manchetes sensacionalistas que circularam não refletem a verdadeira importância desse achado.

O manuscrito em questão é o “Evangelho da Infância”, também conhecido como “Evangelho de Pseudo-Tomé”. Embora não faça parte dos evangelhos canônicos, ele oferece uma visão intrigante da vida de Jesus quando criança. Um dos fragmentos descreve como Jesus, aos cinco anos, moldou pássaros de argila que ganharam vida quando ele bateu as mãos.

Apesar de sua exclusão da Bíblia oficial, o “Evangelho da Infância” é bem conhecido entre estudiosos. Acredita-se que sua transcrição original remonte ao século 2º, e o manuscrito recentemente encontrado, datado entre os séculos 4º e 5º, revela nuances linguísticas que antes não eram conhecidas.

Leia Também

Esta cidade virou o destino dos que buscam vida de qualidade

CNH Social abre vagas no RS e cobre 100% dos custos

Essa cidade no RJ surpreende com passagem barata, comida boa e frio gostoso!

Fragmento de papiro do século 4 ou 5 — Foto: Reprodução/Staats- und Universitätsbibliothek Hamburg/Public Domain

Embora não altere fundamentalmente nossa compreensão de Jesus, essa descoberta nos lembra da complexidade do líder religioso e nos convida a explorar além dos textos canônicos.

Em 2012, um papiro ganhou manchetes ao supostamente fazer referência à “mulher de Jesus”. No entanto, investigações subsequentes revelaram que se tratava de uma fraude. O jornalista Ariel Sabar, em seu livro “Veritas: A Harvard professor, a con man and the Gospel of Jesus’s Wife” (Um professor de Harvard, um vigarista e o Evangelho da Mulher de Jesus), publicado em 2020, desvendou a farsa.

O homem por trás dessa fraude é Walter Fritz, um alemão que abandonou os estudos de egiptologia em Berlim e se envolveu em atividades diversas, incluindo negociação de peças de automóveis e arte, além de pornografia na internet.

Por outro lado, os papirologistas Lajos Berkes e Gabriel Nocchi Macedo fizeram uma descoberta autêntica. Eles encontraram um fragmento do “Evangelho da Infância de Jesus” na coleção da Biblioteca Estatal e Universitária Carl von Ossietzky, em Hamburgo. Esse manuscrito, datado do início do século 20, faz parte do acervo adquirido pelo Cartel de Papiros Alemão, responsável por comprar manuscritos egípcios para museus e bibliotecas na Alemanha.

Com informações de g1

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Hugo Souza é o reforço do Corinthians para a temporada!

PRÓXIMO

Pensão por morte no Brasil: quem tem direito e como receber

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se