• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 23 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Irã faz sérias ameaças a Javier Milei e à Argentina

Por Terra Brasil
17/jul/2024
Em Política
12/12/2023. REUTERS/Tomas Cuesta//File Photo

12/12/2023. REUTERS/Tomas Cuesta//File Photo

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O ambiente político entre Argentina e Irã está cada vez mais tenso. Recentemente, o governo de Teerão lançou graves ameaças ao presidente argentino, Javier Milei, pela postura dele em relação a Israel. Essa disputa diplomática ganhou destaque após declarações fortes do lado iraniano, expressas num importante jornal do país.

O Tehran Times trouxe a público um editorial incisivo nesta última quarta-feira, forte o suficiente para repercutir globalmente. O porta-voz do governo iraniano fez acusações sérias contra o líder argentino, marcando uma escalada no conflito de palavras entre as duas nações.

Qual é a Base do Conflito Entre Irã e Argentina?

As tensões tiveram início a partir das posições adotadas por Javier Milei que, claramente alinhado com Israel, tem condenado as atitudes do regime islâmico iraniano. Além disso, a Argentina sob sua liderança designou o Hamas, grupo com conhecidas ligações com o Irã, como organização terrorista. Essas movimentações não foram bem recebidas por Teerã, que enxerga nessas ações uma ameaça direta.

Leia Também

Irã promete ‘resposta devastadora’ aos EUA, diz comandante do exército

Polícia Federal avança contra “farra do INSS” e revela desvio milionário

Bolsonaro passa mal e agenda em Goiás é cancelada; entenda

Perspectivas Anti-Iranianas de Buenos Aires

No referido artigo, o representante do regime dos aiatolás ressaltou que o “Irã mostrou que não joga facilmente no tabuleiro de xadrez do inimigo”. Ele continuou, destacando que, na “posição e momento certos, o Irã imporá seu próprio jogo”. Essas palavras sugerem uma estratégia de resposta cuidadosamente calculada, alertando para possíveis manobras políticas ou até mesmo militares contra os interesses argentinos.

A Ligação Condenada Entre Irã e Hamas

A decisão do governo argentino de classificar o Hamas como terrorista aparentemente agravou a situação. Patricia Bullrich, ministra da Segurança da Argentina, tem sido vocal sobre a expansão das atividades do Hezbollah, outro grupo terrorista apoiado pelo Irã, na América do Sul. Esses desenvolvimentos aumentam a complexidade das relações internacionais na região, destacando uma teia de alianças e inimizades que poderia ter repercussões significativas.

A resposta do Irã às políticas de Milei sugere uma época de maior tensão e insegurança nos laços entre os dois países. Enquanto o presidente argentino mantém uma postura firme contra o que ele vê como ameaças, o editorial do Tehran Times salienta uma retórica igualmente inflexível do lado iraniano. Essa batalha declarativa, ainda sendo travada apenas na arena verbal e política, tem potencial para influenciar profundamente a diplomacia na América Latina e no Oriente Médio.

Os cidadãos e líderes globais observam atentamente enquanto a Argentina e o Irã delineiam seus próximos movimentos nesse tabuleiro geopolítico altamente volátil. Como essa situação irá evoluir ainda é incerto, mas é claro que as implicações podem ser profundas tanto para a estabilidade regional quanto para as relações internacionais como um todo.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Conheça as cidades Brasileiras mais caras até para os Super-Ricos

PRÓXIMO

São R$ 167 milhões! Saiba a premiação milionária para os vencedores da Euro

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se