O presidente russo, Vladimir Putin, conduziu o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em uma luxuosa limusine Aurus de fabricação russa durante uma visita pomposa a Pyongyang nesta quarta-feira (19). Antes disso, Putin presenteou Kim com um dos carros de luxo.
🇷🇺 🇰🇵 President Vladimir Putin driving North Korea's Kim Jong Un in a brand new Aurus Russian luxury car. pic.twitter.com/N4ceb2ZWvV
— BRICS News (@BRICSinfo) June 20, 2024
Após assinarem um acordo que fortalece a cooperação militar entre os dois países, incluindo uma promessa de defesa mútua em caso de ataque, Putin e Kim foram flagrados em um vídeo da TV estatal russa. Nele, Putin assume o volante da limusine preta blindada, seu carro oficial na Rússia, enquanto Kim ocupa o banco do passageiro.
O veículo percorre uma estrada que parece atravessar um parque antes de parar. Um coreano de terno, usando luvas brancas, abre a porta para Kim e, em seguida, corre para segurar a porta de Putin.
Os dois líderes caminham lado a lado e conversam em uma área arborizada, acompanhados por um homem que aparenta ser um guarda-costas.
Segundo assessores de Putin, o líder russo presenteou Kim com uma limusine Aurus. Em fevereiro deste ano, Putin já havia dado a Kim sua primeira limusine Aurus, o que significa que agora ele possui pelo menos dois desses veículos.
O Aurus Senat, com estilo retrô inspirado na lendária limusine ZIL da era soviética, é o carro presidencial oficial da Rússia. Putin já havia utilizado um deles em sua cerimônia de posse no Kremlin, em maio.
Quando Kim visitou o leste da Rússia em setembro do ano passado, Putin também apresentou a ele um dos veículos. Kim sentou-se ao lado de Putin no carro e pareceu se divertir.
Uma autoridade sênior russa anunciou no mês passado que a Rússia iniciaria a produção dos carros de luxo Aurus em uma antiga fábrica da Toyota em São Petersburgo ainda este ano.