Confrontos violentos eclodiram entre torcedores da Inglaterra, Albânia e Sérvia nas ruas de Gelsenkirchen, Alemanha, antes do jogo da Eurocopa neste domingo (16). Testemunhas capturaram a cena caótica em vídeo. A cidade está sediando o jogo entre Sérvia e Inglaterra, válido pela fase de grupos do campeonato.
De acordo com informações do G1, o conflito começou quando albaneses iniciaram um ataque contra os sérvios. Torcedores ingleses presentes para o jogo da sua seleção acabaram se envolvendo no tumulto.
A animosidade entre sérvios e albaneses vai além do futebol, tendo raízes nos conflitos étnicos históricos dos Bálcãs. Uma guerra sangrenta entre albaneses étnicos e sérvios ocorreu entre 1998 e 1999 por causa da luta pela independência de Kosovo, que na época era parte da Iugoslávia. Kosovo ainda não é reconhecido como estado independente pela Sérvia, Rússia e algumas outras nações.
Nas redes sociais, imagens chocantes mostram torcedores com ferimentos vagando pelas ruas após a briga. A polícia alemã teve que intervir para controlar a situação.
Enquanto isso, a seleção albanesa enfrentou a Itália em Dortmund, perdendo o jogo de estreia na Eurocopa por virada, numa cidade localizada a aproximadamente 30 km de distância de Gelsenkirchen.