A SpaceX, de Elon Musk, está se preparando para lançar a Starlink Mini, uma opção mais compacta e acessível do seu serviço de internet via satélite. Essa nova versão custará metade do valor do serviço padrão, proporcionando uma assinatura mensal mais acessível para os usuários. Atualmente, o plano mensal de assinatura da Starlink no Brasil, excluindo os custos do equipamento, é de R$ 184. Na versão Mini, o preço pode chegar a R$ 92.
Elon Musk afirmou que a Starlink Mini não se trata apenas de um serviço com preço reduzido pela metade, mas também terá um custo de hardware mais baixo. A antena Starlink Mini terá aproximadamente 28,9×24,8 cm, será compatível com 802.11b/g/n/ax e terá um roteador Wi-Fi 6 capaz de suportar velocidades de até 1.300 Mbps. Musk compartilhou os resultados de um speedtest com a nova Starlink Mini, que alcança 100 Mbps de download, 11,5 Mbps de upload e uma latência de aproximadamente 23 ms. Esses resultados são promissores, especialmente quando comparados com outras opções de internet disponíveis no Brasil.
Foto: Divulgação/Starlink Mini
Ainda não há uma data de lançamento anunciada para a Starlink Mini no Brasil, e será necessário aguardar por mais informações nos próximos meses. No entanto, pode ser que os brasileiros tenham que esperar um pouco mais para ter acesso ao serviço.
Recentemente, Elon Musk esteve envolvido em polêmicas com o Supremo Tribunal Federal (STF), o que levou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a anunciar que irá analisar a rápida expansão do serviço de internet via satélite do bilionário. Essa decisão foi tomada logo após Musk, proprietário da SpaceX, ameaçar descumprir ordens judiciais emitidas pelo STF.
com informações Edital Concursos