Foto: Reprodução/DYLAN MARTINEZ/REUTERS – 22.JUN.2024.
Os franceses estão indo às urnas para o primeiro turno das eleições legislativas antecipadas, que ocorrerão em dois turnos. O primeiro está agendado para este sábado (29) em alguns territórios franceses e para domingo (30) na França, enquanto o segundo turno ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho. Ao todo, serão eleitos 577 deputados.
Pesquisas de opinião indicam que o partido de direita Reunião Nacional (RN) pode emergir como vencedor, porém sem alcançar uma maioria absoluta. Uma nova pesquisa da OpinionWay, divulgada pelo jornal Les Echos na sexta-feira (28), mostrou que o RN pode obter até 37% dos votos populares, um aumento de dois pontos percentuais em relação à semana anterior.
Originalmente previstas para 2027 após as eleições presidenciais, as eleições legislativas foram antecipadas pelo presidente Emmanuel Macron em resposta a resultados adversos para sua aliança centrista nas eleições para o Parlamento Europeu. Macron dissolveu a Assembleia Nacional francesa em 9 de junho, apenas três semanas antes do primeiro turno deste fim de semana.
A natureza das eleições parlamentares francesas, com 577 disputas separadas por assento, torna difícil prever os resultados, especialmente devido à campanha eleitoral curta e incomum, que pode influenciar o resultado das pesquisas.
O partido RN lidera as pesquisas, e uma vitória significativa poderia permitir-lhe formar um governo. No entanto, após o primeiro turno, os partidos rivais podem se unir taticamente para derrotar candidatos de direita no segundo turno, se nenhum dos candidatos obtiver maioria absoluta inicialmente.
A incerteza política resultante e a possibilidade de um governo de direita têm gerado preocupações nos mercados financeiros e entre os países vizinhos à França.