Durante o último fim de semana, Washington, nos Estados Unidos, enfrentou um calor extremo que teve consequências inusitadas: a estátua de cera do ex-presidente Abraham Lincoln derreteu e “perdeu a cabeça”.
O monumento, com 2 metros de altura, sofreu danos em várias partes e foi encaminhado para restauração. A temperatura máxima na capital dos EUA atingiu 35ºC no domingo, 23 de junho.
A estátua foi criada pela artista de Richmond Sandy Williams IV – (crédito: Reprodução/X/@Kanatunga)
This heat is relentless.
— John Doran (@JohnDoranTV) June 23, 2024
A wax sculpture of Abraham Lincoln in Northwest DC has melted so much, it's almost lost its head @wusa9 pic.twitter.com/WcIosorabe
De acordo com o jornal norte-americano Washington Post, a estátua foi criada pela artista Sandy Williams IV, de Richmond, e foi instalada em fevereiro no campus da Garrison Elementary School.
O local tem significado histórico, pois durante a Guerra Civil, em 1861, serviu como refúgio para pessoas que escapavam da escravidão no Sul e buscavam liberdade.
Abraham Lincoln, o 16º presidente dos Estados Unidos, foi eleito em 4 de março de 1861, reeleito em 1864 e governou até 1865, quando foi assassinado.