Foto: Gerald Herbert/AP
Ex-presidente Donald Trump saiu vencedor no primeiro debate presidencial de 2024, enquanto o desempenho do presidente Joe Biden preocupa os democratas, analisam comentaristas da GloboNews.
Trump e Biden participaram do primeiro debate das eleições de 2024 em Atlanta nesta quinta-feira (27). O evento foi marcado por um tom agressivo e troca de ofensas. A performance de Biden foi “catastrófica”, enquanto Trump foi o “Trump de sempre, falando uma série de inverdades, mas demonstrando muita energia”, disse o comentarista Guga Chacra.
“Desesperador. Biden não conseguia concluir uma linha de raciocínio. Ele teve muita dificuldade de se expressar e projetar a voz, gaguejou muito. Hoje não era um problema apenas de articulação, era um problema de linha de raciocínio. Quem assistiu ao debate para entender as políticas de cada um dos candidatos não conseguiu entender o que o presidente Biden falou”, comentou Sandra Coutinho.
A avaliação dos comentaristas foi corroborada pela imprensa americana e por uma pesquisa de opinião feita pela CNN, que realizou o debate. Segundo a pesquisa, 67% dos espectadores acreditam que Trump venceu o debate, enquanto 33% acharam que Biden foi melhor. A consulta tem margem de erro de 5,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Sandra Coutinho diz que a performance de Biden no debate deve rachar ainda mais o Partido Democrata. Ela afirmou ainda que Trump foi bem nas perguntas delicadas, como sobre a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, e se iria respeitar o resultado das eleições de novembro. Trump se esquivou dessas questões e, quando pressionado, deu respostas que não o comprometeram perante os eleitores.
Marcelo Lins sugeriu que talvez seja hora dos democratas pensarem em um substituto para concorrer no lugar de Biden, que não conseguiu rebater as mentiras de Trump, resultando em uma clara vitória do ex-presidente e derrota de Biden. “Eu não vejo como o Biden pode se recuperar”, disse Jorge Pontual.
Daniel Sousa analisou que Trump apostou no mesmo formato já utilizado por ele em outras eleições, provocando medo na população, enquanto o desempenho de Biden provocou vergonha alheia em quem assistiu.
Sandra Coutinho acredita que a performance de Biden no debate deve aprofundar o racha nos democratas. “Apresentar aos EUA outro candidato agora significa também dizer que o partido falhou, errou em não detectar esse problema mais cedo”, disse Sandra.
“Biden se autodestruiu diante do público americano e do mundo. Biden debateu desesperadoramente mal”, afirmou Demétrio Magnoli. Ele disse ainda que o debate confirmou 100% o temor dos eleitores de que Biden perdeu a aptidão para exercer a presidência dos EUA. Em contraste, Trump, que tem apenas três anos a menos, ainda demonstra vivacidade e rapidez de raciocínio necessários.
Primeiro debate presidencial
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o ex-presidente Donald Trump participaram nesta quinta-feira (27) do primeiro debate presidencial das eleições de 2024, que ocorrem em novembro. Esse confronto trouxe várias situações inéditas: é a primeira vez que um presidente em exercício e um ex-presidente se enfrentam diretamente em um debate eleitoral nos EUA. Além disso, Trump se tornou o primeiro candidato a participar de um debate com uma condenação e respondendo a outros três processos.