A Estemed Istanbul, uma clínica estética, tem chamado atenção nas redes sociais com suas postagens de “antes e depois” de procedimentos realizados em Istambul, Turquia. As transformações, consideradas “impossíveis” por especialistas, têm causado alvoroço.
A clínica promete cirurgias plásticas faciais e tratamentos odontológicos “revolucionários”. A Turquia tem atraído muitos europeus em busca de tratamentos estéticos mais acessíveis. No entanto, segundo informações do jornal Extra, não são raros os relatos de problemas durante e após os procedimentos, especialmente no Reino Unido.
Pacientes da Estemed Istanbul têm exibido transformações “drásticas”. Um exemplo é Michael, um homem de meia-idade que, de repente, parece muito mais jovem em uma foto do “depois”. Um usuário da internet até brincou que Michael “se transformou em seu próprio neto”. Miss Dilek, outra paciente, também apareceu em uma postagem no Instagram da clínica turca mostrando seu “antes e depois” com diferenças impressionantes. Ela parece ter rejuvenescido algumas décadas.
A clínica afirma que as fotos mostram o resultado de “dois anos de cirurgias de rinoplastia (plástica no nariz) e bleferoplastia (procedimento cirúrgico usado para tratar o excesso de pele das pálpebras)”. As fotos viralizaram nas redes sociais, sendo compartilhadas além do Instagram e alcançando mais de 37 milhões de visualizações.
Cirurgiões plásticos, no entanto, expressaram ceticismo em relação aos procedimentos da clínica turca. Nigel Mercer, especialista em cirurgia de reconstrução facial, questionou a qualidade da pele de Michael. “Se você olhar a textura da sua pele na foto anterior, poderá dizer que o homem é fumante ou é bastante velho. Na foto seguinte ele tem a pele de um homem de 35 anos e isso não é possível”, opinou ele.
Mercer, que é baseado em Bristol, Inglaterra, acrescentou que os pelos faciais ajudam a esconder as cicatrizes do lifting facial, mas o formato diferente de suas sobrancelhas indica que podem ter sido feitos outros procedimentos ou edições de imagem. “O formato de sua sobrancelha antes e depois é completamente diferente”, explicou. Ele também expressou dúvidas sobre a possibilidade de se obter uma aparência facial mais magra e angular apenas com a remoção de gordura das bochechas.
Em relação a Miss Dilek, Mercer disse estar “muito cético” de que as fotos do “antes e depois” sejam da mesma mulher. Mark Mikhail, um cirurgião plástico do NHS (serviço público de saúde do Reino Unido), baseado em Londres, acrescentou: “Mesmo num mundo distópico onde fosse possível fazer isto com cirurgia, eles teriam que fazer mais operações do que afirmam ter feito.”