A Agência Espacial Brasileira (AEB) removeu uma publicação nas redes sociais que comemorava os 61 anos do primeiro voo espacial de uma mulher, feito pela russa Valentina Tereshkova. A controvérsia surgiu porque a ilustração usada na postagem mostrava uma mulher negra, embora Tereshkova fosse branca. O texto que acompanhava a arte mencionava não apenas Tereshkova, mas também um programa da NASA que busca levar a primeira pessoa negra à lua.
Segundo informações do jornal O Globo, a AEB explicou em uma nova postagem que o objetivo do texto original era celebrar tanto o feito histórico de Tereshkova quanto as metas futuras do programa Artemis da NASA, que pretende levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à lua. “O objetivo da imagem não era retratar Valentina Tereshkova”, esclareceu a agência, afirmando que a ilustração simbolizava o futuro.
Apesar da remoção do post no início da semana, a discussão reacendeu nesta sexta-feira com uma publicação do senador Ciro Nogueira (PP-PI). Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ex-ministro, Nogueira utilizou o episódio para criticar o governo Lula. “Lula certa vez disse: ‘Feche a boca, Bolsonaro. Ouça a ciência’! O governo Lula publicou, contra a ciência, que a primeira astronauta — uma russa! — era negra! Fechem a boca e ouçam a ciência! Além de negacionismo, é proliferação de fake news!”, escreveu ele no X (antigo Twitter).
O senador também compartilhou uma crítica da página Space Today, que possui mais de 2 milhões de seguidores. “Hoje, dia 16 de junho de 2024, é um dia especial para a exploração espacial: a astronauta Valentina Tereshkova há 61 anos se tornava a primeira mulher a ir ao espaço. Aí o governo brasileiro resolveu fazer uma homenagem e aprontou isso aí!”, criticou o perfil especializado em temas espaciais.