Coordenada pelas Forças Armadas, a Operação Taquari 2 já resgatou mais de 60.000 pessoas e 6.000 animais afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul. Esses números são baseados em um balanço atualizado até as 11h desta quinta-feira, 9.
Os resgates foram realizados por via aérea, fluvial e terrestre, envolvendo mais de 20.000 militares, policiais e agentes. Eles contaram com cerca de 2.700 viaturas, 80 equipamentos de engenharia, 46 aeronaves, 280 embarcações e seis navios multitarefas. Além disso, foram montados cinco hospitais de campanha no estado.
A situação de calamidade atingiu mais de 420 municípios gaúchos. Até o momento do balanço, a região afetada apresentava 143 trechos em 58 rodovias com bloqueios, dificultando o acesso aos municípios.
A operação também desempenhou um papel crucial na distribuição de centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos, além de milhares de litros de água potável para hospitais, abrigos e pessoas isoladas. A solidariedade e o esforço conjunto dos moradores estão fazendo a diferença nesse momento de crise.