O WhatsApp está lançando, nesta semana, a funcionalidade que permite a criação de figurinhas personalizadas por meio de comandos de texto enviados à inteligência artificial (IA) do aplicativo.
Com esse recurso, os usuários podem simplesmente enviar um comando de texto com uma descrição da imagem que desejam transformar em figurinha. A IA do aplicativo processa essa descrição e gera o conteúdo, que é então convertido em um sticker. Essa abordagem é semelhante ao que geradores de imagens na web, como o Dall-E 2 e o Midjourney, já fazem.
A empresa Meta, que também é proprietária do Facebook e do Instagram, havia anunciado essa novidade em outubro, mas inicialmente apenas para usuários anglófonos. Agora, a funcionalidade está disponível para falantes de português e outros idiomas.
No Brasil, a introdução desse recurso segue a estratégia gradual do WhatsApp de disponibilizar novas funcionalidades. Tanto os usuários de Android quanto os de iOS começarão a ver a opção de criar figurinhas com IA em seus aplicativos, acompanhada da mensagem “Gere figurinhas com IA”. Ao receber essa notificação, basta clicar em “Continuar” para ativar a novidade.
Para aqueles que ainda não receberam a atualização, a recomendação é manter o aplicativo atualizado e aguardar a liberação do recurso, uma vez que ainda não há uma data final definida para que todos os usuários tenham acesso.
A seguir, veja explicação de como criar figurinhas com IA no WhatsApp:
- Abra uma conversa no WhatsApp em seu dispositivo.
- Toque no ícone de figurinhas localizado na área de digitação.
- Selecione a opção “Usar IA” para acessar a nova funcionalidade.
- Digite a descrição da figurinha que deseja criar. Por exemplo, se quiser uma figurinha de um gatinho comendo macarrão, escreva “gato comendo macarrão”.
- A IA do WhatsApp processará a descrição e gerará até quatro opções de figurinhas com base no que foi solicitado.
- Caso nenhuma das opções fornecidas pela IA atenda às suas expectativas, você pode refazer a descrição e tentar novamente. A flexibilidade desse recurso permite ajustar as instruções quantas vezes forem necessárias até encontrar a figurinha ideal.