A ciência revelou que a prática de um exercício específico pode contribuir para uma vida mais longa e aliviar dores nos joelhos. Novas pesquisas indicam que pedalar regularmente pode reduzir as chances de desenvolver osteoartrite na terceira idade.
Um estudo recente, publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, entrevistou 2.600 pessoas com idade média de 64 anos sobre seus hábitos de exercício ao longo da vida. Todos os participantes apresentavam risco elevado de desenvolver artrite no joelho devido ao peso, histórico familiar ou lesões anteriores.
Os pesquisadores também realizaram radiografias para avaliar a presença de artrite nas articulações. Entre os participantes, os ciclistas apresentaram 21% menos evidências de raios X e sintomas de osteoartrite em comparação com aqueles sem histórico de ciclismo.
Mas por que o ciclismo é tão benéfico? Os investigadores destacam o baixo impacto dessa atividade, tornando-a sustentável ao longo da vida. O movimento repetitivo de pedalar em círculos ajuda a circular o fluido da articulação sinovial ao redor do joelho, atuando como lubrificante e fornecendo nutrientes à cartilagem.
Embora o ciclismo apresente algum risco de lesões, seu impacto nas articulações é menor do que atividades como corrida. Portanto, para quem busca manter uma atividade física ao longo da vida, andar de bicicleta é uma excelente opção. Além disso, estudos anteriores indicam que as pessoas que pedalam pelo menos uma hora por semana têm 22% menos probabilidade de morrer prematuramente.