• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 22 de novembro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Comporta se rompe e centro Histórico de Porto Alegre é evacuado

Por Terra Brasil Notícias
03/maio/2024
Em Geral, Meio Ambiente, Policial
Foto: Reprodução/RBS TV

Foto: Reprodução/RBS TV

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A comporta 14 do lago Guaíba, em Porto Alegre, se rompeu nesta sexta-feira (3) e outro portão – o 12 – também corre risco de rompimento. As informações foram confirmadas pela prefeitura da capital gaúcha em seu site oficial. A Defesa Civil do município solicitou a saída de moradores e o fechamento de lojas e comércios do Centro Histórico do município.

Em comunicado nas redes sociais esta tarde, o órgão alerta para o perigo de inundação da área urbana que compreende o Centro Histórico e orienta expressamente que os habitantes, comerciantes e trabalhadores de regiões próximas ‘evacuem imediatamente essas áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Guaíba’.

Ainda segundo o comunicado, as pessoas que não tiverem locais alternativos podem usar abrigos públicos disponibilizados pela prefeitura, e devem buscar informações a respeito das rotas de fuga e pontos de segurança.

Leia Também

Energia de transição do mês revela proteção especial para 3 signos

Carro elétrico com painel solar promete rodar 12 mil km por ano sem parar para carga

Cidade de Minas se torna destino ideal para quem busca tranquilidade após os 50

‘Esta não é a primeira enchente, mas talvez a maior desde 1941’, afirmou o prefeito Sebastião Melo esta manhã. ‘A cada momento temos que tomar novas decisões e hoje estamos fechando o comércio do Centro e 4° Distrito. O Mercado Público já está fechado desde as 10h, assim como as unidades de saúde do Centro’, continuou o chefe do executivo.

Segundo ele, os portões do lago Guaíba estão sendo vistoriados, mas há problemas de vazamento de água e preocupação com a possibilidade de rompimento do portão 12.

Comporta 14 se rompeu pela manhã

Pela manhã, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, informou que a comporta de número 14 havia se rompido, levando água em direção à avenida Voluntários da Pátria e ao Centro Histórico da cidade. Essa comporta era protegida por um portão de ferro, que estava chumbado e isolado com sacos de areia. No entanto, não aguentou a força da água.

“Pedimos que a população faça a evacuação da área de inundação com cautela, pois ainda estamos diante de um cenário catastrófico e precisamos garantir a segurança dos cidadãos”, pede o diretor-geral, Maurício Loss.

Ainda de acordo com o Dmae, uma casa de bombas localizada na avenida Mauá também transbordou devido ao nível do Guaíba. As equipes do órgão foram deslocadas ao local para conter a água. Enquanto isso, o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Moinhos de Vento está inoperante.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Conheça 5 teorias “malucas” que estão sendo analisadas por cientistas

PRÓXIMO

Comandante do Exército irá à China para ‘melhorar relações’ militares com o país asiático

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se