• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 15 de setembro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Internet

Brasileiro tem medo de ser censurado nas redes sociais, aponta pesquisa

Por Terra Brasil Notícias
07/maio/2024
Em Internet
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

foto: Ilustrativa

Uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 27 de abril e 1º de maio revelou que 61% dos entrevistados no Brasil acreditam que podem ser punidos por expressar suas opiniões, seja verbalmente ou por escrito. Por outro lado, 32,4% afirmaram que se sentem livres para falar ou escrever o que pensam, enquanto 6,6% não souberam ou não quiseram opinar. O levantamento ouviu 2.020 eleitores em 160 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.

Ao analisar os dados por segmento da população, observa-se que os maiores percentuais de pessoas que temem ser punidas por expressar suas opiniões estão entre os brasileiros de 35 a 44 anos (65,1%), os evangélicos (64,5%) e os moradores do Sudeste (65,2%). Por outro lado, as maiores taxas daqueles que acreditam que podem falar ou escrever o que pensam estão entre os jovens de 16 a 24 anos (43,8%), os brasileiros que não são católicos nem evangélicos (38,6%) e os moradores do Nordeste (37,2%).

Leia Também

Influenciadora afirma que perfil foi derrubado após post sobre festa de Vorcaro, VEJA VÍDEO

Empresa de Elon Musk anuncia internet gratuita para áreas afetadas por terremotos na Venezuela

Golpes virtuais se tornam mais sofisticados e já atingem 56 milhões de brasileiros

Essa pesquisa foi realizada em meio à polêmica iniciada por Elon Musk, proprietário do antigo Twitter, que acusou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de impor censura nas redes sociais, especialmente aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa controvérsia gerou um debate sobre os limites entre o rigor necessário contra crimes nas redes sociais, como a disseminação de fake news e discursos de ódio, e o direito constitucional à liberdade de expressão.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reagindo a essa discussão, arquivou o projeto de lei 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News, alegando que estava polarizado e politizado. Ele determinou a criação de uma comissão para apresentar um novo arcabouço para discussão em até 40 dias.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Pedro Scooby mobiliza ajuda para RS recebe elogios e irrita Luana Piovani; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

Governo publica portaria que suspende dívidas de pessoas, empresas e municípios no RS

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se