Foto: Reprodução/Revista Neurochirurgie
Em 2022, na Turquia, ocorreu um caso inédito em que um paciente teve um parafuso de implante dentário deslocado para o cérebro durante uma cirurgia para instalação de prótese. O homem, identificado como Ramazan Yılmaz, de 40 anos, sobreviveu ao episódio que quase lhe custou a vida. Durante o procedimento, um problema na máquina levou o médico a aplicar manualmente os parafusos de implante dentário, resultando no deslocamento de um deles para o cérebro do paciente.
Após uma cirurgia de emergência, o parafuso foi removido por uma fenda próxima aos olhos de Yilmaz, sem complicações posteriores. Os médicos explicaram que a posição excepcional da fossa craniana e a força aplicada durante o procedimento foram determinantes para o deslocamento do parafuso do implante dentário para o cérebro. Antes desse caso, não havia registros conhecidos de algum item desse tipo acabar alojado na região do crânio de pacientes.
O dentista responsável pelo procedimento foi processado pelo paciente, alegando judicialmente que a complicação era imprevisível e não decorrente de negligência. No entanto, o profissional foi condenado a realizar uma compensação financeira a Yılmaz. Um incidente raro e intrigante, sem dúvida!