Na quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que nenhum outro país possui uma instituição como o Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por 99% dos transplantes de órgãos no Brasil, atendendo até mesmo a população mais abastada. Ele acredita que essa informação não é suficientemente divulgada.
“Não existe no planeta Terra nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes que tenha um sistema único de saúde, universal, como é o SUS. Que 99% dos transplantes nesse país, inclusive por gente rica, são feitos pelo SUS. Isso nunca é divulgado”, afirmou Lula.
Durante a cerimônia de inauguração da fábrica Hemo-8r da Hemobrás, localizada em Goiana, Pernambuco, ocorreu um discurso. O medicamento produzido, Hemo-8r, é destinado ao tratamento de hemofilia.
A inauguração do complexo industrial da empresa estatal tem a expectativa de criar 2.000 empregos na região. A nacionalização do Hemo-8r foi realizada em colaboração com a Taketa, uma empresa japonesa que transferiu a tecnologia para o Brasil.
Segundo Lula, é possível o país ter uma indústria da saúde com o SUS como principal consumidor. “A gente não tem porque não acreditar que podemos ter um polo industrial na área da saúde para competir com qualquer outro país do mundo, por mais rico que seja”, disse.
Lula prossegue com seus compromissos no Nordeste nesta quinta-feira, participando de um evento que estabelece o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura em Recife.
Na sexta-feira (5), ele estará presente em uma cerimônia em Iguatu, no Ceará, para a assinatura da ordem de serviço do ramal do Salgado. Este projeto será encarregado de transportar água do rio São Francisco, partindo do Ramal do Apodi na Paraíba, até o Rio Salgado.