Os Estados Unidos foram palco de uma série devastadora de tornados. Segundo informações do Metrópoles, a ABC News, uma emissora de televisão dos EUA, relatou que na sexta-feira (26/4), os estados de Iowa, Nebraska, Kansas, Missouri, Oklahoma e Texas foram atingidos por esses fenômenos naturais. As consequências foram casas destruídas e pessoas feridas.
O jornal The New York Times informou que pelo menos nove pessoas ficaram feridas. Diante desse cenário, o governador do Nebraska, Jim Pillen, expressou sua tristeza pelos danos causados e garantiu que recursos estaduais estão sendo mobilizados para auxiliar na resposta à emergência.
Pillen destacou no X (antigo Twitter) a resiliência dos cidadãos de Nebraska, afirmando: “Os cidadãos de Nebraska não são estranhos ao clima severo e, como fizeram inúmeras vezes antes, cidadãos de Nebraska se ajudarão na reconstrução”.
O Serviço Nacional do Clima em Omaha alertou que o sábado (27/4) traria condições climáticas severas, com possibilidade de granizo, ventos potencialmente danosos e inundações.
Nas redes sociais, circula um vídeo que demonstra a força de um tornado. A filmagem mostra o vento em espiral cruzando uma rodovia e um caminhão tombado.