• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 24 de maio de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Relator no TRE vota contra cassação de Moro

Por Terra Brasil Notícias
01/abr/2024
Em Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Stephanie Rodrigues/g1

O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, relator do caso que solicita a cassação do mandato do senador Sergio Moro, votou pela rejeição da ação. Isso indica que ele não considera válidas as acusações e acredita que Moro deve manter sua posição no Senado.

As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que buscam a cassação de Moro começaram a ser julgadas no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba. O julgamento teve início às 14h desta segunda-feira, e outros seis desembargadores ainda devem votar.

Leia Também

Astronautas da Artemis II são confrontados por homem que afirma que eles nunca estiveram no espaço

Petrobras pede atualização da autodeclaração de gênero na empresa e trata opção ‘masculino’ como ‘obsoleta’

Ronaldo Caiado afirma que PT foi sempre conivente com facções criminosas

Todos os membros do tribunal, incluindo o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participam da votação devido à gravidade do caso, que pode resultar na perda do mandato. Normalmente, o presidente só votaria em caso de empate.

O TRE-PR também agendou sessões para quarta-feira e para o dia 8 de abril para continuar o julgamento. A conclusão do processo depende da rapidez com que os votos são contabilizados, podendo se estender pelos três dias programados ou terminar mais cedo.

Moro é acusado de abuso de poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022 e foi eleito com 1,9 milhão de votos. As ações contra ele têm acusações semelhantes e estão sendo julgadas em conjunto.

Independentemente do resultado no tribunal estadual, a decisão pode ser objeto de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O senador enfrenta duas AIJEs que o acusam de abuso de poder econômico, caixa dois e uso indevido dos meios de comunicação social durante a pré-campanha. Os processos pedem a cassação de seu mandato e foram apresentados por grupos políticos opostos: o Partido Liberal (PL), de base bolsonarista, e a Federação Brasil da Esperança – FÉ BRASIL (PT/PCdoB/PV), que apoiou a eleição do governo Lula.

Em depoimento ao TRE-PR em dezembro, Moro negou ter obtido vantagem eleitoral e rejeitou as acusações de desequilíbrio eleitoral devido à sua pré-campanha à presidência. Ele também afirmou que todos os gastos de campanha foram legais e declarados à Justiça Eleitoral, e que não há evidências de que tenha usado a pré-candidatura presidencial para ganhar visibilidade, já que é amplamente conhecido.

Além de Moro, seus suplentes, Luis Felipe Cunha e Ricardo Augusto Guerra, também são alvos das ações. Uma das acusações é que Moro causou um “desequilíbrio eleitoral” devido à sua pré-campanha irregular à presidência, desde sua filiação partidária até sua eleição como senador pelo União Brasil.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Partido de Moro joga a toalha e vê situação como “irreversível”

PRÓXIMO

Parece até piada: Polícia prende “Cara Quadrada” durante cirurgia plástica para alterar rosto

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se