Em mais um gesto de aproximação com as Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, nesta sexta-feira (19 de abril de 2024), de um evento no quartel-general do Exército em Brasília para celebrar o Dia do Exército. Notavelmente, Lula optou por não mencionar os 60 anos do golpe militar de 1964, evitando assim conflitos com as forças militares no início do mês e buscando estreitar laços com a caserna.
O Dia do Exército é uma homenagem à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648 em Pernambuco.
Em 2023, o então presidente Lula também participou desse evento, seguindo a tradição para quem ocupa o cargo. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também costumava comparecer anualmente à cerimônia.
O Ministério da Defesa e as Forças Armadas decidiram não fazer menção ao aniversário de 60 anos do golpe militar de 1964, alinhando-se ao restante do governo. Não houve eventos ou postagens relacionadas à data por parte das instituições militares.
De acordo com informações apuradas pelo site Poder360, os militares receberam positivamente a discrição com que o governo petista tratou o tema em 2024. Esse foi mais um passo de Lula na direção de melhorar sua relação com a caserna.