Após um grave acidente de carro na Malásia, um jovem de 19 anos teve o freio da moto fincado em seu olho. Felizmente, os bombeiros conseguiram remover o objeto do veículo, e, por um verdadeiro milagre, o globo ocular não foi perfurado, ficando alojado logo abaixo dele.
Esse caso intrigante foi documentado na revista científica American Journal of Ophthalmology Case Reports e será publicado na versão impressa em junho de 2024. O olho do rapaz estava inflamado e dolorido, e os médicos constataram que sua retina estava danificada, afetando sua visão. Surpreendentemente, o freio não atingiu a pupila nem os nervos vitais da região, mas quebrou o osso próximo ao olho e ao nariz.

American Journal of Ophthalmology Case Reports/Reprodução

American Journal of Ophthalmology Case Reports/Reprodução
Além disso, o jovem foi diagnosticado com reflexo oculocardíaco, caracterizado por uma queda nos batimentos cardíacos devido à pressão nos músculos oculares. Seus batimentos estavam em apenas 48 por minuto, enquanto o mínimo considerado normal é cerca de 60.
Após uma cirurgia para remover o freio e o tecido danificado, reparar a pálpebra e fixar o osso quebrado, o rapaz surpreendeu a todos. Seis meses após o procedimento, sua visão estava normal e a retina havia se recuperado.
Os médicos relataram que o olho direito do jovem parecia afundado em 5 milímetros, mas o paciente optou por não prosseguir com o tratamento.