Foto: Reprodução/Divulgação/ND.
Na sexta-feira (5), a Unimed Grande Florianópolis e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein estabeleceram uma parceria sem precedentes. O acordo de cooperação permitirá que o Einstein assuma a gestão do Hospital Unimed, situado em São José, na Grande Florianópolis.
O Einstein também auxiliará na administração da carteira da operadora, implementando um modelo de cuidado integrado. Este modelo, que se baseia na atenção primária e na utilização eficiente de recursos assistenciais, envolve estudos de saúde populacional e medicina preventiva.
Segundo Jalmir Rogério Aust, presidente da Unimed Grande Florianópolis, esta é a primeira vez que o Einstein gerencia unidades assistenciais na região Sul. Além disso, a cooperativa médica catarinense é a primeira Unimed do Brasil a ter o Einstein como administrador de suas unidades.
Os serviços do Hospital Unimed serão direcionados para melhorar, inovar, capacitar e repensar novos processos e fluxos. O objetivo é oferecer e garantir um acesso mais amplo à assistência de saúde. O acordo de cooperação é mais do que uma expressão de confiança, é o resultado de ideias e valores que convergem para um caminho de excelência. O objetivo é elevar a qualidade dos serviços para tornar o hospital um dos melhores do país, e o Einstein contribuirá para alcançar esse importante objetivo.
De acordo com um ranking da revista americana Newsweek, o Einstein é reconhecido pela excelência no cuidado e segurança do paciente, sendo considerado o 28º melhor hospital do mundo e o melhor da América Latina.
Sidney Klajner, presidente do Einstein, explica que a organização trabalhará na disseminação de boas práticas baseadas em protocolos assistenciais e evidências científicas. Isso inclui fornecer treinamento contínuo para o corpo clínico e funcionários, gerenciar toda a operação, controlar fluxos e processos, compartilhar experiências ligadas à excelência na assistência à saúde e apoiar na gestão da carteira da operadora.
Klajner afirma: “Nossos esforços visam oferecer e garantir um acesso mais amplo à assistência à saúde de qualidade. A nova cooperação fortalece esse propósito e beneficia a população local”. Ele acrescenta: “Esperamos anunciar em breve os bons resultados dessa colaboração”.
Leandro Figueira, diretor de Cuidado Integrado do Einstein, diz que a motivação para essa parceria em Florianópolis foi baseada em quatro fatores. “Florianópolis é uma cidade que valoriza a atenção primária. O segundo ponto é a inovação, que é muito forte no Estado. O terceiro ponto é a motivação. E, finalmente, foi o convite da Unimed para acelerar o processo de acreditação em Florianópolis”.
Quando questionado sobre a possibilidade de a Sociedade Israelita estabelecer um hospital próprio na Grande Florianópolis, Klajner afirma que não há planos nem projetos.
A iniciativa de gerir uma unidade assistencial está alinhada com o compromisso do Einstein de compartilhar os conhecimentos adquiridos por meio das unidades privadas de saúde, pela gestão de unidades públicas, dos projetos com o Ministério da Saúde por meio do Proadi-SUS, de pesquisas científicas e pelo ecossistema de inovação.
“Nossa estratégia é baseada em responsabilidade social, que nos permite parcerias com o governo em maior escala, sustentando três pilares: assistência à saúde como um sistema integrado, com excelência e com uma política própria de saúde; ensino e educação da população; e pesquisa científica básica e pesquisa clínica unida à inovação”, destaca.
Para ele, ao adotar mecanismos inovadores – processos ou equipamentos – aumenta-se o acesso da população à saúde e fornecem-se cuidados de qualidade.