Renato Gaia, um médico de São José dos Campos, São Paulo, ganhou destaque no Guinness World Records por um feito extraordinário: ele conseguiu empilhar e derrubar 10 livros no menor tempo já registrado. A façanha, que foi compartilhada pela conta oficial do Guinness nas redes sociais, foi realizada em impressionantes 6.94 segundos.
Segundo informações do jornal O Globo, Renato decidiu quebrar o recorde com o objetivo de “incentivar pessoas de todo o mundo a ler”. Anteriormente, o recorde pertencia a um malaio chamado Lim Kai Yi, que conseguiu realizar a mesma tarefa em 8.80 segundos.
Desde a criação deste recorde, houve sete tentativas bem-sucedidas de quebra, realizadas por pessoas do Reino Unido, Itália, Malásia e Brasil.
No entanto, este não é o único recorde de Renato. Ele também detém o recorde do maior número de toques de língua no nariz em um minuto, com 334 toques, e o recorde do tempo mais rápido para remover cinco blocos de Jenga com a língua, em 7.38 segundos. Renato acredita ter a “língua mais rápida do mundo” e, ao buscar o recorde dos blocos de Jenga, quis expandir suas “conquistas com a língua” para se tornar um “herói nacional, sendo lembrado como o Sr. Língua”.
Além disso, em janeiro deste ano, ele conquistou o título de maior rotação de pé (masculino), com 210,66 graus. Segundo Renato, essa foi uma tentativa de homenagear o Curupira, uma figura do folclore brasileiro.