Foto: Rita/Pixabay
Um bebê de apenas quatro meses foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital pediátrico na Itália após entrar em coma alcoólico, aparentemente devido à ingestão de vinho. A mãe da criança teria confundido a bebida, armazenada em uma garrafa escura, com água ao preparar a mamadeira do bebê.
De acordo com relatos de uma agência de notícias italiana, a mãe percebeu que algo estava errado com o bebê e o levou às pressas ao pronto-socorro de um hospital em Brindisi, no sul do país, onde os médicos realizaram uma lavagem gástrica.
Posteriormente, o bebê foi transferido e intubado no hospital pediátrico Giovanni XXIII, em Bari.
Profissionais de saúde estão alertando para os perigos associados à exposição precoce ao álcool, destacando que quanto mais cedo uma pessoa começa a consumir álcool, maiores são as chances de desenvolver dependência ao longo da vida, especialmente se esse consumo começar antes dos 16 anos. Isso se deve aos efeitos prejudiciais do álcool no cérebro em desenvolvimento, que afetam habilidades cognitivas e comportamentais, podendo resultar em problemas sociais e atrasos no desenvolvimento.
Entre os riscos associados ao consumo precoce de álcool estão danos neuroquímicos e emocionais, problemas de memória, queda no desempenho acadêmico e atrasos no desenvolvimento de habilidades, entre outros.