O senador Esperidião Amin (PP), juntamente com os senadores Sergio Moro (União Brasil) e Hamilton Mourão (Republicanos), apresentou um requerimento na Comissão de Segurança Pública do Senado para a realização de uma audiência pública com a venezuelana María Corina Machado.
O objetivo da audiência é esclarecer as razões pelas quais María Corina Machado, principal candidata da oposição ao regime de Nicolás Maduro, está impedida de participar das eleições presidenciais na Venezuela.
No requerimento, os parlamentares destacaram a gravidade das crises econômicas e políticas enfrentadas pela Venezuela, bem como as denúncias de abusos de direitos humanos, repressão e suspeição sobre a independência do Judiciário e do processo eleitoral do país vizinho.
María Corina Machado foi impedida de disputar a eleição deste ano por perseguição do regime de Maduro, mesmo após sua vitória nas primárias da oposição em outubro, com quase 90% dos votos. O processo que a tornou inelegível foi marcado por evidentes irregularidades e denunciado por órgãos internacionais.
Diante disso, a líder da oposição venezuelana anunciou sua retirada da disputa das eleições presidenciais de julho e elegeu Corina Yoris Villasana para assumir seu posto. A nova candidata da oposição é uma outsider da política.
A realização da audiência pública proposta pelo senador Amin ainda está sujeita à aprovação da Comissão de Segurança Pública do Senado.
Com informações do O Antagonista.