O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) tem trabalhado continuamente para tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis. Parte desse esforço está voltado para melhorar e agilizar o processo de aposentadoria por tempo de contribuição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No intuito de proporcionar uma nova experiência aos aposentados, o MGI implementará melhorias significativas no sistema Meu INSS ao longo do ano de 2023.
Diretrizes para otimizar a solicitação de aposentadoria
Tendo em vista facilitar o entendimento e satisfação dos usuários, uma reformulação no sistema Meu INSS está em andamento. As alterações propostas têm como objetivo simplificar o processo de solicitação virtual, facilitar a compreensão das regras de aposentadoria e tornar o procedimento de solicitação e conclusão mais intuitivo. Esse progresso foi estimulado a partir da análise do Laboratório de Qualidade dos Serviços Públicos (LabQ) do MGI e da pesquisa de opinião dos usuários.
O processo para solicitar a aposentadoria
O mecanismo para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição implica em uma série de etapas que podem ser seguidas no site ou aplicativo do Meu INSS. Os usuários deverão criar uma conta, acessar a seção de serviços, escolher a opção de “Aposentadorias” e, depois, clicar em “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”. Em seguida, preencha as informações solicitadas, anexe os documentos necessários e envie a solicitação.
Se enfrentar qualquer dificuldade durante o processo, os usuários têm a opção de se comunicar com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135. As orientações adicionais para amparar na realização do procedimento de solicitação da aposentadoria por tempo de contribuição podem ser garantidas por esse canal.
Pagamentos previstos pelo INSS em Março 2024
Em relação aos pagamentos do INSS previstos para março, as datas foram liberadas com detalhes. O pagamento para beneficiários com renda de até um salário mínimo irá de 22 de março a 5 de abril, enquanto os beneficiários com benefícios acima de um salário mínimo receberão de 1 a 5 de abril. Concluindo, essas melhorias vêm ao encontro do objetivo do MGI de modernizar e facilitar os serviços públicos disponíveis à população.