O magnata da tecnologia Elon Musk recorreu às redes sociais nesta quarta-feira, 6, para esclarecer que não tem a intenção de fazer doações financeiras a “nenhum” candidato presidencial nas próximas eleições de novembro.
Musk afirmou de maneira categórica em seu tweet: “Apenas para ser absolutamente claro, eu não estou contribuindo financeiramente para nenhum dos candidatos à Presidência dos EUA”.
Just to be super clear, I am not donating money to either candidate for US President
— Elon Musk (@elonmusk) March 6, 2024
Essa declaração foi feita no Twitter/X um dia após a Superterça, onde tanto Donald Trump quanto Joe Biden conquistaram vitórias significativas sobre seus concorrentes na busca pela indicação em seus respectivos partidos, Republicano e Democrata.
Os resultados da Superterça aproximam ainda mais Trump e Biden de uma possível revanche histórica na corrida pela Casa Branca.
O cenário político delineado pela Superterça também levou à desistência de Nikki Haley, a única concorrente de Trump pela vaga republicana, conforme anunciado na manhã seguinte.
Posteriormente, o democrata Dean Phillips, rival de Biden na busca pela indicação do partido, tomou uma decisão semelhante ao retirar sua candidatura.
A reação dos seguidores
Os membros da plataforma Twitter/X, propriedade de Musk, responderam às declarações do magnata, expressando críticas ou elogios.
Edward Snowden, ex-analista de inteligência dos Estados Unidos, atualmente asilado na Rússia, fez um lembrete a Musk, apontando que há mais de dois candidatos, referindo-se ao independente Robert F. Kennedy Jr.
Musk visitou Trump na Flórida
Na terça-feira, o jornal New York Times (NYT) divulgou que Elon Musk havia se reunido com Trump na Flórida durante o final de semana. O possível candidato do Partido Republicano, Trump, estaria em busca de uma significativa injeção de recursos para sua campanha. A fortuna pessoal do ex-presidente sofreu recentemente um revés devido a decisões em um julgamento civil por suposta fraude em Nova York e um caso de difamação.
Conforme relatado pelo NYT, Musk não tem histórico de gastos expressivos em eleições presidenciais anteriores e, de maneira geral, distribuiu suas doações de forma equitativa entre candidatos democratas e republicanos.
Com informações de Oeste