• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Educação

MEC notifica universidades que possuem cursos de medicina irregulares; VEJA QUAIS

Por Terra Brasil Notícias
29/mar/2024
Em Educação, Geral, Justiça
Reprodução

Reprodução

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Ministério da Educação (MEC) notificou, na quinta-feira, 28 de março de 2024, seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina sem a devida autorização do órgão.

Essas instituições, em situação irregular, realizaram vestibulares para o curso de medicina com base em decisões judiciais provisórias.

Além da notificação, as universidades não devem oferecer vagas para o curso. Se o procedimento já tiver sido iniciado, a oferta de vagas aos estudantes deve ser suspensa imediatamente.

Leia Também

Motoristas podem levar multa pesada se esquecerem esses dois documentos exigidos por lei

Multa por ligações comerciais indesejadas pode chegar a R$ 12,5 milhões e acende alerta para empresas

Operação da PRF autua mais de 400 motociclistas e multas aplicadas ultrapassam de R$ 1 milhão

O texto também determina a divulgação de uma nota pública no próprio site da instituição de ensino, nas redes sociais e em locais onde foram feitas as ofertas. Essa nota deve esclarecer que o curso de medicina ainda não possui autorização obrigatória do MEC para funcionar e que o processo seletivo para as vagas foi realizado apenas com autorização judicial em decisão liminar, ou seja, provisória.

As instituições têm um prazo de cinco dias corridos, a partir da data de recebimento da notificação, para prestar esclarecimentos à Diretoria de Supervisão da Educação Superior da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) do MEC. Além disso, terão 30 dias para apresentar recurso.

O descumprimento da orientação do MEC pode resultar em irregularidade administrativa, conforme previsto em lei, e acarretar penalidades como:

  • Desativação de cursos e habilitações;
  • Intervenção federal na universidade;
  • Descredenciamento.

Instituições

Dentre as instituições apontadas pelo MEC, destacam-se o Unifacens (Centro Universitário Facens), localizado em Sorocaba (SP), e o UniMauá (Centro Universitário Mauá de Brasília), com sede em Taguatinga Sul (DF).

No site do Centro Universitário Facens, um alerta abaixo da publicação sobre a segunda chamada do vestibular de medicina informa aos internautas que “o processo seletivo foi autorizado judicialmente em decisão proferida pela 5ª Turma do TRF-1 [Tribunal Regional Federal] no processo judicial nº 1066986-35.2020.4.01.3400.”

A UniMauá confirmou estar ciente da determinação do MEC e lamentou a decisão. A instituição afirmou que as aulas da 1ª turma de medicina já iniciaram em fevereiro e que seu curso cumpriu todos os requisitos de qualidade impostos pela legislação vigente, obtendo notas máximas em todas as avaliações promovidas pelo próprio MEC.

A entidade também declarou que, desde 12 de setembro de 2023, o Ministério da Educação se recusa a publicar a portaria de autorização do curso, mesmo após o cumprimento das exigências legais. A UniMauá considera essa negativa da pasta como ilegal e, entendendo-se como vítima de arbitrariedade, buscou amparo na Justiça.

“A Justiça ordenou ao MEC, não uma, mas diversas vezes, que publicasse o ato de autorização, mas foi ignorada. Finalmente, no dia 18 de dezembro de 2023, para garantir sua própria decisão, o Poder Judiciário autorizou a realização do vestibular para o ano de 2024. O curso de medicina do UniMauá foi oferecido aos alunos e suas famílias sob essa tutela judicial, que foi informada no edital do certame”, afirmou a instituição.

O MEC ainda não tornou público os nomes das outras quatro universidades que também foram notificadas pelo mesmo motivo.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Campos Neto rebate críticas e alfineta Lula

PRÓXIMO

BPC/Loas mais rápido: Novo Processo Online Promete Agilizar Benefício!

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se