Segundo informações do Metrópoles, um vídeo gravado por residentes da Vila Andrade, na zona sul de São Paulo, capturou o momento de pânico entre policiais militares ao descobrirem que haviam disparado acidentalmente contra um membro do Comando de Operações Especiais (COE) da PM. O cabo Rahoney de Paula Vieira, de 31 anos, infelizmente não sobreviveu aos ferimentos.
O incidente ocorreu na noite de sexta-feira (29/3), durante uma ronda do 16º Batalhão na área. Rahoney, que estava à paisana, foi confundido com um assaltante enquanto abordava o motorista de um carro de aplicativo. Dois policiais, um cabo e um soldado, atiraram contra Rahoney, pensando que estavam interrompendo um assalto.
Testemunhas relatam que os policiais só perceberam que haviam atirado em um colega após saírem do veículo. O vídeo mostra os policiais ao redor de Rahoney, já caído no chão, aparentemente discutindo em tom elevado. Eles tentaram reanimar Rahoney antes de levá-lo ao pronto-socorro do Hospital Albert Einstein em alta velocidade, onde ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu.
De acordo com a polícia, o motorista de aplicativo que Rahoney abordou disse que se perdeu no bairro devido a problemas com seu GPS, o que pode ter levado à abordagem do policial de elite.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) estão investigando todas as circunstâncias que levaram à morte do policial. A SSP confirmou que um dos policiais envolvidos no patrulhamento disparou contra Rahoney, mas não especificou qual deles fez o disparo. O incidente está sendo investigado como morte decorrente de intervenção policial.
O 4º Batalhão de Choque, ao qual o COE é subordinado, expressou seu pesar pela morte do cabo em uma rede social. Rahoney, que entrou para a corporação em 25 de novembro de 2014, será enterrado neste domingo (31/3).