• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 4 de setembro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

Conta de luz vai pesar mais no bolso dos moradores do RJ

Por Terra Brasil Notícias
12/mar/2024
Em Economia
Imagem: iStock

Imagem: iStock

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Nesta terça-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu sua aprovação para o aumento anual nas tarifas de eletricidade dos consumidores do Rio de Janeiro.

A Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana do Rio, implementará um acréscimo de 4,05% para os clientes residenciais (baixa tensão), enquanto os consumidores industriais (alta tensão) enfrentarão um reajuste de 2,45%. As novas tarifas entrarão em vigor nesta sexta-feira.

Inicialmente, a diretora Agnes Costa, relatora do processo, propôs um aumento de apenas 0,35% para os consumidores residenciais, baseando-se nos números de compensações tributárias apresentados pela empresa. Para as indústrias, sugeriu um desconto de 0,9%. Contudo, os demais diretores da agência e representantes da Light discordaram desses cálculos.

Leia Também

Nova regra do Pix muda prazo e aumenta proteção para usuários

BTG/Nexus: pesquisa aponta que 53% dos eleitores afirmam que situação econômica do Brasil está ruim ou péssima

Organização ligada ao bilionário George Soros entra na mira de Trump em nova ofensiva tributária, VEJA DETALHES

Conforme noticiado pelo jornal O Globo, a principal questão foi se os créditos sobre o PIS/COFINS deveriam ser considerados para devolução ao consumidor, o que resultaria em um reajuste menor. Optou-se por deixar essa avaliação para a próxima análise das cobranças das empresas de energia elétrica.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS das distribuidoras de energia. As empresas alegam que estavam sendo tributadas duas vezes, uma vez que o ICMS já era considerado na base de cálculo do PIS/COFINS. O valor excedente foi convertido em crédito tributário, a ser devolvido aos consumidores.

No ano passado, o reajuste nas tarifas de luz da Light foi de 7,4%. A empresa afirmou ter repassado créditos tributários aos consumidores, contribuindo para a redução do valor do reajuste neste ano.

De acordo com dados da Aneel, o Brasil produz em média 220 gigawatts de energia por ano, sendo 84,5% provenientes de fontes renováveis. Os restantes 15,75% são gerados por fontes não renováveis.

Com informações de O Antagonista

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Emissão do Cartão de Estacionamento para Idosos: Novidade Causa Comemoração

PRÓXIMO

O fator de risco crucial que aumenta sua chance de ter demência

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se