Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm agora a possibilidade de bloquear empréstimos consignados para prevenir fraudes. Para isso, só é necessário ter uma conta cadastrada no portal de serviços do governo federal ou no aplicativo Meu INSS.
Como bloquear o empréstimo consignado do INSS?
Com o intuito de prevenir possíveis transtornos, o acesso é simples: após fazer login com o CPF e a senha do cadastro no Gov.br, basta procurar por “Empréstimo”, clicar em “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”, ler as instruções detalhadamente e, por fim, confirmar o bloqueio.
A possibilidade de desbloqueio está sempre disponível, caso o beneficiário decidir realizar um empréstimo consignado futuramente. Basta seguir o mesmo procedimento e selecionar a opção “Desbloquear”.
Leia Mais: Garanta Viagens Gratuitas: Solicite sua Carteira do Idoso Online! Saiba Quais são os Requisitos;
Por que o INSS bloqueia empréstimos para novos beneficiários?
É importante salientar que, quando concedido um novo benefício, a operação para empréstimo consignado é automaticamente bloqueada pelo INSS por um período de 90 dias, como forma de evitar o assédio de bancos e outras instituições financeiras, que veem os novos beneficiários como potenciais clientes para empréstimos.
Como garantir um empréstimo consignado seguro pelo INSS?
Além das precauções já mencionadas, antes de optar por um empréstimo consignado, é interessante realizar uma pesquisa das taxas de juros aplicadas por diferentes instituições financeiras. As taxas podem ser consultadas na página inicial do Meu INSS, na opção “Taxas de empréstimo consignado”.
É ainda imprescindível a leitura atenta do contrato, que deve conter todas as informações acerca da operação, como a taxa de juros, o número e valor das parcelas, o valor total a ser pago ao final do contrato, dentre outras. Ressalta-se que a contratação por telefone não é permitida, sendo necessária autorização escrita ou eletrônica por parte do beneficiário.
Leia Mais: Bolsa do Povo 2024: Veja se Você tem Direito e Como Participar! Saiba Mais;
Como denunciar fraudes em crédito consignado?
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, recebe denúncias sobre transações irregulares de crédito consignado. As denúncias podem ser feitas pelo Portal do Consumidor, e também podem ser levadas aos Procons e às Defensorias Públicas.
Em caso de suspeita de fraude, é importante não deixar de denunciar para proteger o benefício e prevenir futuras vítimas.