Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil / Perfil Brasil
O Brasil caiu duas posições no ranking do desenvolvimento humano, divulgado nesta quarta-feira, 13, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o relatório, que mede o bem-estar da população considerando indicadores de saúde, escolaridade e renda, o País recuou da 87ª posição em 2021 para a 89ª em 2022.
O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, vai de 0 a 1 – quanto mais perto de 1, melhor. O Brasil aparece na lista com um IDH de 0,760, semelhante ao que o País tinha antes da pandemia, quando ocupava a posição de número 84.
O relatório afirma que o Brasil caiu em posições, assim como diversos outros países, com as crises globais, principalmente pela pandemia. A ONU aponta ainda dificuldade em dar continuidade em políticas públicas como parte do desempenho brasileiro.
O ranking de desenvolvimento humano é liderado por Suíça, Noruega e Islândia. O Brasil está à frente de países vizinhos como Colômbia e Venezuela, mas segue atrás da Argentina, Peru, Uruguai, Chile, além de México e Cuba.
A média da América Latina e Caribe é de um IDH de 0,763, acima do brasileiro. O IDH do mundo é de 0,739. O máximo do IDH é 1.
Terra