• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 18 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Entretenimento

Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’, morre aos 68 anos

Por Terra Brasil Notícias
08/mar/2024
Em Entretenimento, Famosos
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: STR/JIJI Press/AFP e Divulgação

Em mais de 45 anos de carreira, Toriyama escreveu diversos animes e marcou gerações com a história de Goku. Morte foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (8).

Akira Toriyama, criador da franquia “Dragon Ball”, morreu aos 68 anos no dia 1º de março. A informação foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (8) por estúdios ligados ao artista.

Um comunicado publicado no site de Dragon Ball afirmou que a morte de Toriyama foi provocada por um hematoma subdural, que é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio 

Leia Também

34 atrações de rock GRÁTIS em SP? Confira TUDO da Virada Cultural 2025!

Queda de Virgínia Fonseca: veja quem são as mulheres mais seguidas do Instagram

Gominho relata ‘estranheza’ sobre viagem de Preta Gil aos Estados Unidos: “Fiquei mal”

O funeral de Toriyama foi reservado apenas para a família. 

“Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar”, diz a nota.

“Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo.” 

Além de Dragon Ball, Toriyama foi criador de vários outros mangás. Na lista está Dr. Slump (1980), Cowa! (1998), Kajika (1999), Sand Land (2000) e Neko Majin (2000). 

'Dragon Ball': Como Akira Toriyama criou a saga de anime mais reconhecida no ocidente

Akira Toiriyama nasceu em 1955. Ainda criança, começou a se interessar pelos mangás. Em entrevista ao site Stormpages, ele afirmou que sempre gostou de desenhar e que seus colegas de escola foram os primeiros leitores de suas histórias. 

“Quando eu era pequeno, não tínhamos tantas formas de entretenimento como hoje, então todos nós desenhávamos. Na escola primária, todos desenhávamos mangás ou personagens animados e os mostrávamos uns aos outros.”

Toiriyama lançou seu primeiro mangá profissional no fim da década de 1970. Isso aconteceu após uma das principais editoras de mangás do Japão ver o trabalho do artista em um concurso de novos talentos. 

Dr. Slump foi o primeiro sucesso global, na década de 1980. O mangá conta a história de uma jovem androide que tinha superpoderes. 

Balão do Goku, pesonagem de Dragon Ball, durante desfile da Macy's em Nova York  — Foto: Mark Lennihan/AP

Balão do Goku, pesonagem de Dragon Ball, durante desfile da Macy’s em Nova York — Foto: Mark Lennihan/AP 

Dragon Ball apareceu pela primeira vez em 1984 na revista Weekly Shonen Jump. A série conta a história de um garotinho chamado Son Goku, que tem rabo de macaco e se junta aos amigos em uma busca pelas esferas do dragão. 

“Dragon Ball Z” foi uma das sequências mais bem-sucedidas da saga. Adaptado para a televisão, o desenho animado foi transmitido em mais de 80 países, inclusive no Brasil. 

Em 2001, Dragon Ball Z se tornou a atração mais assistida do canal norte-americano Cartoon Network, voltado para a transmissão de desenhos animados. O termo “dragonball” também chegou a ser um dos mais buscados na internet. 

O fenômeno “Dragon Ball” criou uma geração de crianças e jovens apaixonados por mangás ao redor do mundo. De lá para cá, foram produzidos mais de 20 filmes da franquia e 50 videogames baseados nos personagens criados por Toriyama. 

“Ainda me pergunto por que a história ficou tão popular,” disse o criador em entrevista para a revista Shounen Weekly, em 2018. “Realmente não faz sentido para mim.”

g1

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Entenda os riscos da nova atualização do WhatsApp

PRÓXIMO

Lei que facilita cidadania espanhola tem prazo renovado; veja como funciona

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se