• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 7 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Trabalho em feriado será liberado pelo governo Lula para diversos tipos de estabelecimentos; veja lista

Por Terra Brasil Notícias
05/fev/2024
Em Geral, Governo
Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Breno Esaki/Agência Saúde-DF

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Ministério do Trabalho está finalizando a relação dos setores que terão permissão para operar durante os feriados sem a necessidade de autorização por meio de convenção coletiva, que é negociada entre sindicatos e empresas.

Além dos já divulgados farmácias e postos de gasolina, conforme anunciado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, outros estabelecimentos que poderão abrir em feriados sem a necessidade de negociação coletiva incluem o comércio de flores e coroas funerárias, padarias e confeitarias, salões de beleza, pontos de gás, locadoras de bicicletas, parques de diversão, estabelecimentos esportivos (como estádios de futebol), feiras de livros, feiras e exposições, e agências de turismo.

Hotéis, restaurantes, bares e similares também serão exceções à regra do acordo coletivo. A lista de setores contemplados deve abranger aproximadamente 200 segmentos.

Leia Também

Cidade no interior de SC encanta com paz e boa estrutura

3 receitas de cremes juninos fáceis de fazer e que vão roubar a cena do seu arraiá

STF aprova concurso interno e muda regras para efetivar servidores públicos!

No ano anterior, o ministro Marinho revogou uma medida do governo de Jair Bolsonaro que permitia o funcionamento do comércio em feriados sem a necessidade de negociação coletiva.

O ministro argumenta que tal medida vai de encontro à lei 10.101, de 2000, que estabelece explicitamente a permissão para o trabalho em feriados no comércio, “desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal”.

Bolsonaro havia liberado o comércio para trabalhar em feriados sem negociação coletiva em 2021, justificando que isso impulsionaria as contratações e o número de empregos.

Marinho acredita que a lei deveria ser aplicada a todas as categorias novamente. Ele afirma: “Não há proibição, apenas a exigência de uma negociação. O país precisa perder o medo de acordos.” Ele destaca ainda que “o trabalhador tem o direito de se programar”.

A reação à iniciativa levou o ministério a iniciar negociações com entidades patronais e de trabalhadores, resultando na elaboração da lista com 200 setores considerados essenciais, os quais ficarão isentos da obrigação de negociar.

Com informações da Folha de SP/MÔNICA BERGAMO

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Anticoncepcionais podem atrapalhar o desejo sexual? Especialistas explicam

PRÓXIMO

Gigante avião elétrico com espaço para 90 passageiros promete dominar os céus até 2033; veja como funciona

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se