A espera dos trabalhadores por novidades sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) acabou. Recente o governo divulgou o calendário do saque-aniversário para 2024. Trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro já podem solicitar o saque do valor correspondente. Aqui, vamos falar sobre as novas atualizações e tirar dúvidas importantes.
Entendendo o funcionamento do saque-aniversário do FGTS
Criada no fim de 2019, a modalidade saque-aniversário permite que os trabalhadores optem por retirar uma parcela do FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário. Essa alternativa foi pensada para marcar um contraponto ao saque-rescisão, que oferece ao trabalhador o valor total de suas contas do FGTS, acrescido de uma multa de 40%, caso seja dispensado sem justa causa.
O empasse da modalidade saque-aniversário
Porém, ao aderir à modalidade saque-aniversário, o trabalhador precisa estar ciente que perde o direito de retirar o saldo total do FGTS em caso de desligamento sem justa causa. O que permanece é apenas o valor referente à multa rescisória.
Novidades para 2024: mudanças na forma de sacar
Mas, para 2024, o saque-aniversário vem com novidades. O governo propõe que os trabalhadores que se decidirem pela opção possam retirar o saldo total do FGTS, independentemente do mês de nascimento. Igualmente, que a opção de indenização rescisória não seja a única alternativa.
A iniciativa busca garantir maior autonomia ao trabalhador sobre seus próprios recursos. No entanto, cabe ao trabalhador a decisão de aderir ou não à nova modalidade, deve-se fazer o levantamento das necessidades financeiras e optar pela escolha que for considerada mais benéfica.
O pleinamento é essencial
Por isso, é fundamental estar atualizado para tomadas de decisão conscientes e benéficas. Fique atento às novidades e não deixe de fazer um planejamento eficiente de suas finanças.
Ter opções é sempre bom, e saber escolher a melhor delas faz toda a diferença. E agora, com o saque-aniversário do FGTS, temos mais uma a considerar.