Em uma recente conferência de imprensa, o governo do estado do Rio de Janeiro manifestou interesse na construção de 824 unidades habitacionais do programa federal Minha Casa, Minha Vida. O anúncio, feito na última sexta-feira (2), apontou que os novos desenvolvimentos serão construídos na capital e na cidade de Petrópolis.
O Impacto do Minha Casa Minha Vida no Rio De Janeiro
Dando um enfoque à primeira fase de seleção do novo Minha Casa, Minha Vida, fica em evidência a aprovação de um total de 11.462 unidades habitacionais. Isso beneficia mais de 40 mil cidadãos fluminenses dispersos em 16 municípios através de 80 empreendimentos.
A expectativa é que 1.394 dessas unidades sejam construídas em terrenos próprios do governo estadual. Locais como Complexo do Alemão, Benfica, Manguinhos, Jacarezinho, Centro do Rio de Janeiro e Petrópolis são mencionados para abrigar tais construções.
Essas novas edificações do programa federal são uma importante ação governamental para garantir cidadania através do direito fundamental à moradia. Nas próximas etapas do projeto, certamente milhares de fluminenses terão suas vidas transformadas com um novo lar.
Os Próximos Passos do Processo de Seleção
Bruno Dauaire, Secretário de Habitação, explicou que a próxima etapa do processo é a manifestação de interesse por parte das empresas construtoras.
Uma vez que a documentação necessária seja apresentada e as propostas estejam em conformidade com os critérios do programa federal, serão encaminhadas à Caixa Econômica Federal. Essa instituição financeira ficará responsável pela contratação e supervisão das obras.
Outras Seleções e Superação da Burocracia
Pensando no futuro, Dauaire cita que outros chamamentos públicos para construção de moradia estão sendo organizados e em breve serão divulgados.
Dauaire também destaca a superação da burocracia como um dos principais êxitos em todo o projeto. “Temos vencido a burocracia para realizar o sonho dessas famílias que aguardam há mais de uma década por moradias dignas”, afirma. Somente no primeiro chamamento do Minha Casa, Minha Vida, estima-se um investimento de R$ 138,9 milhões em recursos federais.
Este movimento demonstra o compromisso do Governo do Rio de Janeiro em reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida de milhares de cidadãos fluminenses.